Revista FOSSGIS Brasil: Edição N° 5 | Dados Abertos

Revista FOSSGIS Brasil: Edição N° 5 | Dados Abertos

Ao fim do mês de março de 2011 foi feito o marcante lançamento da Revista FOSSGIS Brasil. Se passou pouco mais de um ano e agora temos muito a comemorar. É nesse ritmo de comemoração, com grande satisfação e prazer que anunciamos o lançamento do 5° número da revista que gerreferencia o conhecimento com tecnologia livre! O tema da série de capa é “DADOS ABERTOS“.

DADOS ABERTOS E SOFTWARES LIVRES

A série de capa é sobre uma tendência que com certeza vai interessar a você: Dados Abertos. Nessa linha, há também o artigo sobre o Estado de Alagoas, que já vem empregando as Geotecnologias livres na administração pública, bem como no acesso as informações geográficas.

Para que possamos disponibilizar informações, é necessário que primeiro estas sejam coletadas, e é sobre isso que trata o artigo sobre o Projeto TrackSource, que tem como objetivo mapear o Brasil de uma forma colaborativa.

Revista FOSSGIS Brasil: Edição N° 5 | Dados Abertos

Você ainda poderá ler artigos sobre o banco de dados geográfico e os projetos de mapas da Pastoral da Criança, conhecer o software de SIG VScenesGIS, o interessante projeto SIGLA, além de um relato detalhado da ultilização do framework degree para desenvolvimento de aplicações espaciais com Java. Não deixe de conferir a matéria sobre o uso do i3Geo no Governo do Pará.

O entrevistado da edição é o próprio editor, falando sobre como nasceu o projeto, opiniões sobre geotecnologias livres, e uma pré-visão do que vem por aí.

Para fazer o download da Revista FOSSGIS Brasil, edição 5, acesse os links abaixo:

Espero que gostem e aproveito a oportunidade para convidá-los a participar da revista, enviando artigos, opiniões e sugestões. Deixem seus comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 984 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

    • Anderson Medeiros disse:

      Obrigado pelo comentário Geovane. Fique à vontade para enviar seu artigo para publicação na revista.

1 Trackback / Pingback

  1. Revista FOSSGIS Brasil: Edição N° 5 | Dados Abertos « OGI – Observatório da Gestão da Informação

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*