Revista FOSSGIS Brasil: Edição N° 4 | Metadados

Estimados Leitores, temos o prazer de anunciar o lançamento do 4°. número da Revista FOSSGIS Brasil. Nesta primeira edição de 2012 a série de capa aborda o tema Metadados, um assunto que merece a atenção especial de todos os que trabalham com dados geográficos.

Ao ler os artigos você entenderá o que são metadados e sua relevância no contexto das Geotecnologias. Como complemento à teoria disponibilizamos um tutorial sobre como editar metadados em ambiente SIG open source.

Na coluna Desktop GIS apresentamos detalhes sobre o software Spring que nos ajudam a entender por que este projeto brasileiro tem-se mostrado um grande sucesso na área de tecnologia para SIG. Os usuários de ferramentas Mobile gostarão especialmente de ler a matéria sobre o OSM Tracker. Neste número há também um artigo muito interessante que explica como customizar o software Kosmo para aplicações portáteis.

Revista FOSSGIS Brasil: Edição N° 4 | Metadados

A edição 4 da FOSSGIS Brasil contou com a colaboração da comunidade internacional. Neste sentido, não deixe de conferir a entrevista de Jeroen Ticheler, fundador e presidente do projeto Geonetwork open source e o artigo escrito por três personalidades de destaque da Associação gvSIG falando um pouco sobre o novo modelo de desenvolvimento do projeto deste robusto software para Sistemas de Informação Geográfica.

Para fazer o download da Revista com estes e diversos outros tópicos, acesse:

Este ano o desejo de todos que fazem parte da Equipe FOSSGIS Brasil é continuar Georreferenciando o Conhecimento!

Leia as edições anteriores da sua Revista sobre Geotecnologias com Software Livre:

Agradecemos desde já àqueles que enviarem suas opiniões, comentários e artigos para publicação, através de nosso site oficial (http://fossgisbrasil.com.br) e/ou do e-mail revista@fossgisbrasil.com.br.

Você é usuário das Redes Sociais? Então, o que acha de seguir nosso Twitter [@ClickGeo] e curtir nossa página oficial no Facebook [PortalClickGeo]? Assim você estará sempre atualizado sobre o universo das Geotecnologias!

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

3 Comentário

  1. Rita T. Garcia disse:

    Gostei muito da explicação sobre Metadados. Achei bem interessante e completa. Um tema para matérias das próximas edições seria uso de SIG Open Source no Turismo.

  2. Murilo Cardoso disse:

    Reblogged this on Murilo Cardoso and commented:
    Saiu a 4ª Edição da Revista FOSSGIS Brasil! Baixe agora a sua gratuitamente!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*