Revista FOSSGIS Brasil: Edição N° 3 | Softwares Livres no Governo

É com grande prazer que anunciamos o lançamento oficial do terceiro número da Revista FOSSGIS Brasil, com o tema de capa Softwares Livres no Governo! Nesta edição falaremos da situação das Geotecnologias livres no Brasil, onde serão abordados os motivos para a sua utilização, desafios da implantação em instituições públicas, além de dicas para uma migração saudável. Há ainda um breve relato de como está o uso deste tipo de tecnologia em Portugal.

Ainda no âmbito do governo, falaremos sobre o i3Geo na gestão pública, um software livre brasileiro criado no Ministério do Meio Ambiente (MMA) por Edmar Moretti, que é o entrevistado desta edição, onde fala um pouco mais sobre esta fantástica ferramenta.

Você ainda poderá saber um pouco mais sobre o ILWIS, um Desktop GIS que já foi proprietário e hoje é open source; além do GISVM, uma máquina virtual GIS.

Não deixe de ler também os artigos sobre os projetos GeoMajas e MapServer. Temos também uma matéria sobre como utilizar o padrão WPS com o OpenLayers e a nova seção, com o tema “Quebrando Tabus: Software livre também faz”.

Para baixar esta edição da revista, basta clicar aqui para acessar a seção de donwloads no site do projeto FOSSGIS Brasil ou, para baixar o PDF direto, clique nas imagens nesta postagem.

Revista FOSSGIS Brasil: Edição N° 3 | Softwares Livres no Governo

Você também pode folhear o conteúdo online das revistas publicadas até o momento, para isso basta clicar aqui.

Esperamos que gostem desta nova edição e nos enviem seus comentários com opiniões e sugestões que são de fundamental importância para o nosso trabalho.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

  1. Murilo Cardoso disse:

    A publicação mais esperada no mundo da geotecnologia!

1 Trackback / Pingback

  1. Resumo da semana de 25de setembro a 2 de outubro « Geoprocessamento para Linux

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*