Renomeando Menus do Kosmo GIS

Você já passou pela experiência de ao procurar utilizar determinada função de algum software de SIG e acabar sendo confundido quanto a utilidade da ferramenta em virtude da forma como certos termos foram traduzidos?

Vou dar um exemplo. Suponha que em uma sessão de trabalho com o Kosmo GIS ao acessar o menu Visualizar, encontre a opção Inserir novo layer… (imagem a seguir).

Para que você imaginaria que serve esta alternativa?

Inserir Novo layer...

Possivelmente deduziria que serve para carregar na sua área de visualização atual um dado geográfico. Correto? Se essa seria sua resposta, a conclusão estaria errada.

Neste caso a selecionando este item o que nos será permitido é criar uma nova camada de informação espacial com geometria do tipo ponto, linha ou polígono!

A partir de agora, vou ensinar para vocês como renomear os menus do software Kosmo GIS de forma a fazer uma customização ao que você considerar mais adequado. Para este exemplo vamos “corrigir” o menu acima para uma nomeação que realmente descreva o que ele faz: Criar um novo layer.

Independentemente de se você utiliza a versão instalável ou portátil do Kosmo procure no diretório kosmo_desktop_2.0.1binlanguage o arquivo saig_pt_BR.properties.

Teremos de editar este arquivo. Para tal, abra-o em algum editor de texto simples, como por exemplo o bloco de notas ou similar.

Usando a função de pesquisa de (localizar) texto, em geral acessível através do menu Editar ou pelos atalhos Ctrl+F, procure pelo termo que deseja alterar. Em nosso caso, Inserir novo layer.

workbench.ui.plugin.AddNewLayerPlugIn.name=Inserir novo layer

Substitua apenas as palavras que deseja alterar digitando no lugar o termo que deverá aparecer em seu lugar quando o Kosmo for reiniciado. Para efeito deste tutorial troquei o “Inserir” por “Criar“.

Salve as alterações feitas no arquivo saig_pt_BR.properties e reinicie o Kosmo GIS. Tente acessar o menu alterado. O resultado é ilustrado na imagem a seguir.

Criar novo layer...

O que acharam do tutorial de hoje? Consideram que a atualização do menu ficou mais adequada que o original?

Para aprender mais sobre como customizar o software Kosmo alterando aspectos como a tela de screen splash e barra de títulos, leia o artigo de Gilberto P. Ribeiro, Ícaro Brito e Luiz Moreno publicada nas páginas 17 até 20 da edição n° 4 da Revista FOSSGIS Brasil, disponível gratuitamente no formato PDF no link abaixo:

Três das matérias mais populares publicadas sobre o Kosmo aqui no blog e que você talvez goste de ler são:

Vote no @ClickGeo como Melhor Twitter de GEO

Ah! Não deixem de seguir nosso perfil (@ClickGeo) no Twitter para se manter informado sobre o universo das Geotecnologias! Deixem seus comentários!

4 Comments on “Renomeando Menus do Kosmo GIS”

  1. Joao Norberto Destro – Curitiba – PR disse:

    Caro Anderson,
    Parabens pelo site e pelas otimas dicas.
    Sou usuário do KOSMO GIS 2.0.1 e gostaria de fazer uma pergunta: Como faço para inserir um angulo, com decimo de grau, na ferramenta “Girar por angulo dado” no menu “Ferramentas CAD” ? Somente estou conseguindo inserir angulos inteiros e em algumas figuras isto causa distorções.
    Pela atenção, Obrigado.
    Joao N Destro

    1. João, agradeço o elogio e comentário.
      Nunca realizei este procedimento no Kosmo, mas vou dar uma olhada nas opções. Encontrando algo, te respondo. Abraço!

  2. Nossa Anderson, não sabia que era possível personalizar os menus do Kosmo dessa maneira! Aliás, o projeto anda bem devagar, não é mesmo?

    1. Oi Jorge, achei interessante esta possibilidade oferecida no Kosmo. Adimitidamente o projeto parece estar com um desenvolvimento mais lento. Programas como o gvSIG e o QGIS parecem estar avançando mais velozmente, tanto em sentido tecnológico como em número de usuários.
      Abraço e obrigado pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *