Recortando Planos de Informação com QGIS

Recortando Planos de Informação com QGISNeste tutorial trataremos de uma necessidade que por diversas vezes surge em trabalhos de Geoprocessamento: o recorte de camadas a partir da delimitação de uma área de interesse, definida por outro layer. Veremos como realizar este procedimento usando o software QGIS. Você verá que é um processo bastante simples, mas de grande utilidade. Iremos disponibilizar dados geográficos usados para que você possa exercitar.


COMO RECORTAR CAMADAS NO QGIS

Para este nosso exemplo, vamos contar com a utilização de duas camadas no formato shapefile. Todos os dados estão referenciados no sistema UTM, na zona 25S. (Datum: SAD69).

Você pode baixar gratuitamente os dados usados neste tutorial clicando aqui (174 KB). Abaixo temos uma ilustração da visualização dos dados no QGIS.

Recortando Planos de Informação com QGIS

Nossa tarefa é recorta a camada de drenagem (drenagemjp) de acordo com a área delimitada pelo polígono da bacia hidrográfica representada na camada bacia.

Recortando Planos de Informação com QGIS

Acesse o menu Vetor → Geoprocessar → Cortar, conforme a imagem abaixo.

Recortando Planos de Informação com QGIS

Na janela que será aberta devemos proceder da seguinte forma. Em “entrar com camada vetorial” indique a camada que será cortada (neste exemplo, a camada com a drenagem) e em “cortar camada” indique qual será usada como base para o recorte (para este tutorial, usaremos a camada bacia).

Escolha onde será gravado o novo arquivo gerado a partir do recorte (que chamamos aqui de Recorte_PI) e, se desejar, marque a opção para adicionar os dados criados à tela. Depois, clique em OK.

Recortando Planos de Informação com QGIS

Depois de processados, o dados gerados serão visualizados na tela do QGIS, como no exemplo abaixo. Depois disso, podemos continuar com as análises desejadas ou produção de seu mapa de interesse.

Recortando Planos de Informação com QGIS

O que acharam deste tutorial? Veja outras publicações recentes onde ensinamos sobre uso do QGIS:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

24 Comentários


  1. Olá professor… Tem me ajudado muito seus cursos! Estou com um mapa de uma bacia hidrográfica de Lençóis Paulista -SP e estou tentando fazer um corte lateral na bacia, tentando tirar a parte a jusante da malha urbana. Como posso fazer isso?

    Responder

  2. Não consigo cortar, aparece isso:

    ERROR 1: Output dataset C:/Users/SANSUMG/Desktop/qgis/srtm/corte municipios srtm.tif exists,
    but some command line options were provided indicating a new dataset

    Responder

  3. boa tarde !

    Eu estou criando um mapa de chuvas e infelizmente não estou conseguindo fazer uma máscara para o Estado de São Paulo pois preciso delimitar a linha do estado para para a interpolação não passar pode me ajudar?

    Responder

  4. Anderson, não consigo criar a camada cortada ela fica sem as propriedades.
    Pode me ajudar, grato

    Responder

  5. Oi Pessoal, e como faço para cortar uma linha (trajeto de 2000m) em pedaços iguais (ex: a cada 20m)?

    obrigado

    Responder

  6. Se faço o procedimento no meu note 64bits a mensagem “Erro ao criar feição ( Erro OGR: Attempt to write on-polygon (linestring) geometry to polygon type shapefile.1)”.

    Responder

  7. o polígono gerado não tem as propriedades dos outros dois. Se desligar bacia e drenagemjp a tela fica limpa.

    Responder

  8. Oi, boa tarde,

    nas versões anteriores do QGIs eu recortava um shape de vegetação do MMA usando outra camada vetorial que representava minha área de interesse.

    Mas atualmente, usando a versão 2.61, quando faço o recorte do shape, os atributos de classificação estão sendo perdidos. Ele até recorta a camada, mas não é possível fazer a classificação..

    Se puder me ajudar, o que eu estou fazendo de errado?

    Responder

  9. Bom dia!
    Estou tentando realizar o recorte de vetores (camada vetorial de entrada: solos e camada a cortar: os municípios), via QGIS, o processo é concluído, mas não aparece o polígono recortado.

    Responder

  10. Sempre pensei um bicho de 7 cabeças fazer o clip/cortar uma shapefile duma area qualquer

    Responder

  11. Bom dia! Estou tentando realizar o corte, similiar, mas o shape cortado não gera um novo polígno, e aparece mensagem “Erro ao criar feição ( Erro OGR: Attempt to write on-polygon (linestring) geometry to polygon type shapefile.1)”.
    Mas o shapes vetoriais estão disponíveis ao público, e a linha de influência eu criei, onde vou realizar o corte.
    Não sei o que fazer.

    Responder

  12. Parabéns senhor Anderson Medeiros, estou muito grato pela ajuda que o seu tutorial me proporcionou, simples, fácil e direto… Continue com esse trabalho fabuloso que é ajudar ao proximo.

    Responder


  13. Seus tutoriais são ótimos Anderson, obrigada por me tirar de apuros em vários momentos!

    Responder

  14. Olá Nelson, Valeu pela dica. Tenho a necessidade de fazer um procedimento semelhante mas com raster, ou seja, cortar estradas numa determinada área da ortofoto. Pode me ajudar por favor?

    Responder

  15. Bom Dia.
    Parabéns pelas dicas, mas estou com um pequeno problema, e gostaria de ajuda.

    Eu tenho pontos de atropelamentos de animais silvestres. Criei buffers, a partir destes pontos. Então, tentei usar a ferramenta de recorte sobre o shape de uso e cobertura do solo. Contudo, seleciono as devidas camadas, escolho o local de saída, e quando mando executar, o programa não finaliza a operação. Ele até cria o shape de recorte, mas este fica vazio. Você tem ideia de porque isto acontece??

    Obrigado

    Responder

    1. Quando isso ocorreu comigo, era porque inverti a ordem dos layers. O que deveria servir de máscara para o corte, deve ser colocado em baixo, e eu coloquei em cima, na primeira opção, então aconteceu exatamente o que tu disse, ficou um layer vazio. Tenta escolher o “maior” e o “menor”(máscara, o que vai cortar a camada maior) em baixo.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *