Recortando Planos de Informação com o Kosmo GIS

Neste tutorial tratarei de uma necessidade que por diversas vezes surge em trabalhos de Geoprocessamento: A intersecção  e recorte de camadas de informação para geração e delimitação de novos dados. Veremos como fazer isso usando o Kosmo 1.2, em especial a ferramenta Geoprocessamento Wizard.

A realização de um procedimento como esse é útil em situações em que nossa área de interesse está inserida dentro de um universo maior de dados.

Os dados desse tutorial consistem em três arquivos shapefile sendo um referente aos pontos cotados e drenagem da cidade de João Pessoa, Paraíba, além de uma das bacias hidrográficas localizadas na mesma cidade.

Todos os dados desse exemplo estão referenciados no sistema UTM, na zona 25S (Datum: SAD69).

O objetivo é gerar dois novos planos de informação que possuam os dados dos pontos cotados e a drenagem que estão dentro da bacia hidrográfica em questão. Você perceberá que neste tutorial mostrarei apenas a intersecção de dois dos layers, o terceiro poderá ser usado como exercício, que facilitará o aprendizado.

============================================================
Links: Visite os endereços abaixo para fazer os downloads relacionados com este tutorial:

============================================================

Já conhece nosso perfil no Twitter (@ClickGeo)? Siga para se manter atualizado sobre o que acontece no universo das Geotecnologias. Curta também nossa página no Facebook [PortalClickGeo].

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

  1. Boa noite,

    O link do Tutorial não está funcionando.
    Poderia atualiza-lo por favor?

    Att
    Samuel

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*