QGIS: Separação de Bandas Espectrais pela Calculadora Raster

Separação de Bandas Espectrais com Software QGIS

Um dos pontos fortes do QGIS é que ele oferece diferentes caminhos para realização de boa parte das tarefas de Geoprocessamento. Neste tutorial vamos analisar como fazer a divisão de bandas espectrais de uma composição RGB. Para este procedimento usaremos a calculadora raster.

Este tutorial também está disponível em formato de vídeo.

Inscreva-se gratuitamente em nosso Canal no Youtube. Assim você receberá todos os novos vídeos em seu e-mail.

EXEMPLO DE USO DO RASTER CALCULATOR NO QGIS

Antes de iniciar as explicações deste tutorial é interessante que você recapitule os dois artigos indicados a seguir. No primeiro ensinamos como gerar uma composição RGB no QGIS e no segundo apresentamos como realizar a separação ou divisão das bandas espectrais através de um outro método:

Neste exemplo, temos uma composição RGB – 321 de um recorte de imagens Landsat 7. Queremos dividir os dados matriciais usados neste raster composto de forma a obter cada banda em separado.

QGIS: Separação de Bandas Espectrais pela Calculadora Raster

Para isso, acesse o menu Raster → Calculadora Raster….

Como usar o Raster Calculator no QGIS

Na janela que será aberta note, inicialmente, o quadro Bandas Raster. Nessa área é onde o programa indica quais as bandas que formam a composição colorida RGB. No nosso exemplo vamos escolher para a extração a banda 3, destacado na figura.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasEm camada resultante, escolha onde será gravado o arquivo matricial gerado com esta operação. Note que o formato padrão para a camada de saída é o GeoTIFF.

Dê um duplo clique no nome da banda que deseja extrair. Neste caso, [email protected], conforme a figura abaixo. Nome que o nome da banda aparece na “Calculadora de expressão raster”. Por fim, basta clicar em OK.

Como Separar Bandas pela Calculadora Raster no QGIS

A imagem a seguir ilustra o resultado obtido com este processo. É tudo muito simples, mas extremamente útil. Para separar as demais bandas, basta repetir a sequência explicada acima.

Tutorial: Separação de Bandas Espectrais pela Calculadora Raster no QGIS

Entendeu o processo? Ficou com alguma dúvida? Gostou do tutorial? Por favor, deixe seus comentários.

Outras dicas quentes sobre o software QGIS e suas aplicações:

Logo teremos novos tutoriais sobre este robusto programa para Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Aguardem!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

1 Comentário


  1. gostaria de receber em PDF, o novo material de sensoriamento remoto da Evelin.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *