QuickMapServices: Excelente substituto do OpenLayers Plugin no QGIS

QuickMapServices: Excelente alternativa ao OpenLayers Plugin no QGIS

Frequentemente tenho recebido mensagens de várias pessoas com o seguinte problema: O OpenLayers Plugin apresenta um problema no seu funcionamento onde as imagens, em especial do Google Earth, ficam deslocadas no compositor de impressão. Nesta matéria vou apresentar um outro complemento que vai ajudar a contornar este problema.

O QUE É O PLUGIN QUICKMAPSERVICES?

O plugin QuickMapServices possibilita, entre outras coisas, que se adicione uma camada web (mapas online) a um projeto do QGIS. Estas camadas provém de serviços online de mapeamento, como Google Earth, Google Maps, OpenStreetMap, entre outros.

Cursos de Geotecnologias

COMO USAR O QUICKMAPSERVICES

Para utilizar esta ferramenta logicamente é necessário instalar o complemento usando o gerenciar de plugins do QGIS. Depois da instalação ele ficará disponível no menu Web como ilustrado na imagem a seguir.

QuickMapService

Para habilitar todos os recursos disponíveis neste complemento do QGIS você deve acessar a opção de configurações dele (Settings) que está em destaque na imagem acima.

Será aberta a janela abaixo. Navegue até a aba More services. Clique no botão Get contributed pack.

Usando o QuickMapServices

Vai então aparecer a seguinte mensagem indicando que foram carregados todos os pacotes disponíveis para utilização pelo plugin QuickMapServices. Clique em OK e depois em Gravar.

Configurando o QuickMapServices

Na sequência, adicione a tela de visualização um dado geográfico de sua área de interesse. Neste caso estamos utilizando uma camada vetorial do tipo shapefile.




Acesse pelo menu Web o serviço de imagem que você deseja carregar. Veja que são diversos os serviços disponíveis, entre eles o Bing, Esri, Waze, Landsat, Google entre vários outros.

Utilização do QuickMapServices: Alternativa ao OpenLayers Plugin

O resultado pode ser conferido a seguir. Neste exemplo vamos carregar as imagens do Google Earth (Google Satélite).

QuickMapService: Substituto do OpenLayersPlugin

Sem dúvida, vale muito a pena testar e usar o amplo leque de opções disponíveis.

Resumindo: O QuickMapServices tem se mostrado bem mais robusto que o OpenLayers plugin, não apenas por resolver o problema do deslocamento das camadas na hora de gerar o mapa para impressão, mas também por dispor de bem mais servidores de base maps.

O que achou desta dica? Deixem seus comentários, por favor e aproveitem para conferir os seguintes posts relacionados:

Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Sobre Anderson Medeiros 985 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

14 Comentário

  1. Adriel Palhares disse:

    Boa tarde Anderson,

    Suas explicações são muito boas! Continue com o excelente trabalho. Uma dúvida: No meu caso o polígono foi vetorizado no Google Earth Pro, salvo em Kml e projetado no QGis. Quando utilizo o Quickmapservices para inserir a imagem do Google (Satélite) ela abre normalmente, ocorre que o polígono fica deslocado em relação a imagem inserida, ou seja as feições não se encaixam precisamente. Sabe informar o que é isso? como faço para corrigir ? Ocorre o mesmo quando faço o caminho inverso, ou seja, se eu vetorizar o polígono no Qgis, usando o google satelite, ao converter em KML/KMZ e abrir no google, as feições ficam deslocadas lá também…

  2. João Vitor Nóbrega disse:

    Muito Bom Anderson. Sempre ajudando hehe

  3. Pedro Nelson Martins disse:

    Excelente! Muito obrigado.

  4. Lucas Ribeiro Mariotto disse:

    Algo que percebi, porém pode ser minha inexperiência, que no momento que gero mapas de alta resolução 300 ou 600 dpi, as fontes ficam pequenas, porém no layout do composer elas estão em tamanho grande e ajustadas para a escala que eu determinei. Alguma dica de como posso solucionar isso?

  5. A minha dúvida é

    Após ter carregado uma imagem, como a do Google maps por exemplo, eu consigo salvar essa imagem exportando o arquivo para ser usado em outros programas de geo?

    Não vi a opção salvar como para imagens carregadas com esse complemento.

  6. Salvou a pátria ! Bem melhor que o OpenLayersPlugin.

  7. Filipe Vargas disse:

    Anderson,
    Testei o complemento e constatei que ele realmente é muito bom. Além das qualidades que você citou, uma outra que gostei muito é a possibilidae de editar propriedades da camada, como colocar transparência, por exemplo.

  8. Em quanto o curso não acontece preciso ter conhecimento com as ferramentas pois estou fazendo curso de gestão Ambiental tem como você me ajuda neste seguimento ?

  9. Ola gostaria de fazer o curso arcGis com o vídeo aula e apostila passo a passo para que possamos em tende melhor o conteúdo do programa

    • Oi Manoel, como vai?
      Teremos nova turma do curso online em julho. As inscrições serão entre os dias 11 e 17 de julho.
      Será um curso de QGIS, não de ArcGIS, ok?
      Abraço!

  10. Boa noite.
    Tem algum artigo disponibilizado a respeito do Leaflet e a sua interação com o Qgis?
    Obrigado

    • Oi Daniel, como vai?
      Dá uma olhada no ebook que indicamos no fim deste artigo. Não é sobre o QGIS, mas pode te ajudar.
      Abraço!

    • Filipe Vargas disse:

      Olá Daniel.
      O que exatamente você procura? Quer gerar mapas usando Leaflet no Qgis? Se for isso, utilize o complemento “qgis2leaf”. Ele exporta o mapa interativo bonito como só o Leaflet, diretamente como página web.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*