Breve Introdução ao SIG com o Quantum GIS

Breve Introdução ao SIG com o Quantum GIS

O tema de hoje Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Você gostaria de ter uma visão geral esta Geotecnologia, incluindo seus conceitos e aplicações? Iremos indicar nesta matéria um significativo livro digital sobre SIG com tópicos práticos usando o programa Quantum GIS (QGIS). O download do material é totalmente gratuito.

E-BOOK: SIG COM QUANTUM GIS

Os autores do material são Tim Sutton, Otto Dassau e Marcelle Sutton. O primeiro deles é autor do site Linfiniti Geo o qual indico que visitem e acompanhem suas publicações, pois o blog apresenta um verdadeiro e amplo leque de informações sobre ferramentas open source, com ênfase no Quantum GIS (QGIS), OpenLayers, PostgreSQL/PostGIS, entre outras.

Introdução ao SIG com o QGIS

O e-book A Gentle Introduction to GIS foi publicado em abril de 2009 no formato PDF. Dentre os itens presentes no sumário podemos destacar uma excelente introdução aos SIG, explicando o que são dados geográficos e como estes estão estruturados.

No conteúdo são detalhados, por exemplo, como funcionam os vetores das feições do tipo ponto, linha e polígono. São abordados também como trabalhar com dados raster e manipulação de topologia.

DOWNLOAD DO MATERIAL SOBRE SIG E QGIS

No total, o arquivo (escrito em inglês) tem 113 páginas. Certamente este é uma boa ferramenta de auxílio para quem deseja começar seus estudos sobre Geotecnologias com softwares livres como o QGIS. Faça o download de sua cópia a partir do link abaixo:

Embora a versão do QGIS utilizada nos exemplos seja bastante antiga em relação aos dias atuais (o e-book foi elaborado com base na versão 1.0 Kore) seu conteúdo ainda é bastante relevante.

De forma complementar, recomendamos que consulte as seguintes dicas sobre SIG e uso do programa QGIS:

Espero que tenham gostado desta dica. Deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *