Qual deles possui mais usuários no Brasil?

Vamos abrir uma enquete para realizarmos uma pesquisa importante! Conto desde já com sua participação e opinião! Fazendo uma rápida observação, totalmente informal, do cenário atual do uso de softwares livres para SIG tenho a impressão que os dois mais utilizados aqui no Brasil são o gvSIG e o Quantum GIS (QGIS). Um dos fatores que me transmitem isso é a força que as comunidades nacionais destes programas vem demonstrando.

QGIS X GVSIG

Você concorda? Queremos saber sua opinião!

A pergunta é: Qual software livre de SIG possui um maior número de usuários no Brasil: gvSIG ou QGIS?

Para dar sua contribuição, publique um comentário, mesmo que breve nesta postagem. Basta citar o nome do programa open souce que você mais utiliza.

Qual deles possui mais usuários no Brasil?

Caso você discorde que o gvSIG e/ou o QGIS estejam no topo deste ranking nacional fique à vontade para dizer o software que considera como sendo o detentor do maior número de usuários, bem como expor sua opinião sobre este tema.

É óbvio que os dois são excelentes e também se completam. Isso torna ainda mais interessante uma discussão sobre o assunto, não acham?

Enfim pessoal, a enquete estará aberta até o dia 12 de outubro de 2011. O espaço é aberto! Deixem seus comentários, pois eles são muito importantes. Em breve publicaremos uma matéria especial sobre os resultados desta pesquisa feita aqui no blog.

Caso queira ler sobre o que tenho publicado sobre estes programas, acesse as postagem sobre o QGIS e gvSIG.

UPDATE: O resultado da enquete já está disponível em:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

68 Comentário

  1. Carlos da Cunha disse:

    Uso o QGIS, para os trabalhos que faço ele é muito eficiente, em alguns processamentos é ate melhor que o ArcGis.

  2. Pessoal venho usando o gvSIG a mais de 2 anos. Estive por quinze dias deste mês de maio/2012 conhecendo de perto o projeto. Se eu estava confiante no gvSIG agora estou com mais certeza que escolhi o SIG certo. Muito desenvolvimento está em andamento sobre o gvSIG, o que vale a pena estar vendo os problemas e reportar ao pessoal da espanha. Sem falar que fui muito bem recebido pela equipe de Valencia e da Universidade da Corunha que está trabalhando em novas extensões e a versão 1.12.

    • Anderson Medeiros disse:

      Cugler, bom saber que você teve essa experiência tão positiva e trouxe essas boas notícias para nós.
      Abraço!

  3. Helio Carreço disse:

    Uso gvSIG apenas pelo sextante, que ainda não funciona tão bem no QGIS. No restante, QGIS é bem melhor e mais completo!! Muito bom!

  4. Wesley Silva Fernandes disse:

    Considero os dois excelentes, porém vejo uma pequena vantagem para o Qgis, devido a dificuldade que encontramos na instalação do GvSig em função de incompatibilidades com versões anteriores do Java….
    De qualquer forma o que venho utilizando mais é o Qgis

  5. Nilton R Guimaraes disse:

    Pela facilidade, acredito que o QGis é o mais usado…

  6. Pedro Bittencourt disse:

    95% do tempo dedicado a geoprocessamento no meu trabalho eu uso o QGis e 5% o gvSIG.
    Qgis é bem mais estável e o acabamento dos mapas gerados é muito melhor. Até cerca de 2 anos atrás eu só usava o gvSIG e muito penei com os bugs.

  7. Paulo Fernando disse:

    Estou começando a usar o GVSIG.

  8. Ana Gabriela disse:

    Utilizo os dois. Mais o gvsig do que o qgis. Não abro o arcgis desde dezembro do ano passado…mas nem sempre isso é vantagem…rs

  9. Sandro Costa disse:

    Eu usei por muito tempo o SAGA1.2 e em algumas oportunidades o SAGA2.0 Beta. O SAGA possui muitas ferramentas interessantes, mas era bem complexo para trabalhar. Eu baixei o SAGA GIS 2.0.7 e está parecendo que ele está mais amigável. Apesar de obrigatoriamente eu ter que trabalhar com softwares comerciais (ArGIS, Mapinfo, Geomedia, Bentley Map), o meu favorito ainda é o SPRING! Quanto à enquete, boa a iniciativa! Mas eu nunca trabalhei com QGIS nem com o gvSIG! Então decidi instalar os dois e pude perceber que o QGIS é mais amigável! Eu pude iniciar a trabalhar intuitivamente, sem recorrer a manuais. O gvSIG me custará um pouco mais de tempo para estudar o User’s Guide! Então, no momento o meu voto é para o QGIS, mas pela sua facilidade de uso. Quem sabe eu mude a opinião?

  10. Priscila Costa disse:

    Utilizo o GvSIG com muito maior constância. Mas também utilizamos o SPRING e o TerraView…e infelizmente ainda não conseguimos nos desvincular completamente da família ESRI. Esse ainda é um caminho árduo para o serviço público federal… mas acredito que iremos progredir em breve!

  11. Compartilho da opinião do colega Benjamim… atualmente utilizo mais frequentemente o QGis devido aos seus plugins.

    Benjamim :
    Uso Qgis e Gvsig, ambos apresentam limitações, então complementa o outro

  12. Entre os dois, uso o Qgis. Entretanto, ainda uso principalmente o Terraview.

  13. Marco Bizzini disse:

    QGIS! Na reparticao usamos GeoMedia; contratamos um servico externo para um levantamento tematico usando tabletPCs. Instalei QGIS sem custo de licencas caras da Intergraph. Importo os dados do QGIS em formato shape no GeoMedia e pronto.

  14. Anderson, parabéns pela iniciativa.
    Eu uso o gvSIG. Aqui no comitê da Bacia do Rio Ribeira de Iguape estamos dando uma capacitação para os membros do comitê e outros interessados(40 pessoas). Estamos organizando mais uma turma pois as inscriçoes ultrapassaram de 110 pessoas, inclusive com interessados de outras regiões. Adotamos o gvSIG pela sua facilidade de gerar consultas e mapas temáticos.
    Para conhecer o nosso trabalho:www.sigrb.com.br

  15. Vívian Mara disse:

    Estou tentando a minha alforria do “arcx” com a ajuda do QGis.

  16. julio Oliveira disse:

    Ambos são bons, mas ultimamente tenho utilizado mais o gvsig oade2010 e depois o Kosmo que também é muito amigável além de não precisar de instalação.

  17. Diogo Caribé de Sousa disse:

    Sou um escravo do Arc… Nem vou falar esse nome para nao dar azar.

    • Luciano Lima disse:

      Olá Diogo!
      Eu trabalho com o Spring e QGIS e estou pensando em migrar para o ArcGIS. Com a sua opinião exposta, eu fiquei pensando o motivo do seu aborrecimento. Portanto, qual a sua experiência com o ArcGIS? Você já utilizou outro GIS?
      Abraços.

  18. Sou usuário de gvSIG, e também conheço muitos usuários do mesmo. Inclusive estamos começando a utilizar este programa em alguns escritórios da Emater/RS.

    Tenho me interessado pelo QGIS, mas confesso que ainda não me animei a começar trabalhar com ele.

  19. Oi dois são bons softwares. Geralmente eu instalo o Quantum GIS e uso a versão portable do gvSIG. Minha preferência pessoal é pelo Quantum GIS. Abraços, Jorge Santos

  20. Walter Vitale disse:

    Utilizo no dia dia o gvSIG, trabalho em uma Usina de Cana, mas para georreferenciar eu utilizava o Quantum gis, agora que troquei de maquina eu utilizo o gvsig, vou deixar minha opinião, se tiver uma maquina de bom processamento eu recomendo o gvSIG se tiver uma maquina antiga eu recomendo o Quantum gis.

  21. Meu inicio em SL foi pelo GvSIG. Mas foi quando conheci o QGIS que consegui me firmar no uso dos SLs, pela facilidade e customizacao.
    abs e parabens pela iniciativa!

  22. Uso somente o QuantumGis.
    Acho, ateh agora, o melhor sistema de GIS gratuito… recomendo a todos!!
    O gvSig nao consigo utilizar, nao entendo como funciona!!

    Abracos
    MuriloCunha

  23. Boa-noite!
    Utilizo os dois softwares, entretanto, o mais utilizado é o Quantum Gis.
    Abraço,
    Cristiano C. Costa

  24. Antonio Carlos disse:

    Uso mais o gvsig, porém em algumas ocasiões uso o qgis. Parabéns pelo blog.

  25. O QGIS é programa muito bom e simples sem complicações. Acho o QGIS bastante prático e eficiente. Lógico que precisa ser melhorado pra alguma aplicações como na visualização de arquivos no formato CAD, mas pra um programa gratuito é excelente. Eu uso é recomendo!

  26. Antonio Nascimento disse:

    Parabéns pela iniciativa Anderson!

    Acredito que o Qgis é o mais utilizado, contudo todos os softwares são importantes para o desenvolvimento do Geo e aperfeiçoamento de suas funções. também gostaria muito de iniciar a utilização do SAGA pois é um software com uma temática interessante. acho importante ressaltar que quanto maior o leque de ferramentas disponíveis maior também será o numero de usuários desenvolvendo soluções e trazendo novidades.

    Um grande Abraço.

  27. Luciano Lima disse:

    Eu utilizei, no início da minha graduação de Eng.ª Florestal, o QGIS, mas migrei para o uso do Spring no final da mesma. No momento, aindo uso o Spring na elaboração de um BDG para uma ONG… Estou pensando em migrar para o ArcGIS, simplesmente pelo fato de empresas requererem tal SIG, mas adoro o Spring e fiquei surpreso ao saber que ele não é o software open souce mais utilizado no Brasil.

  28. Mauricio PAMPLONA disse:

    Anderson. Parabéns pelo seu blog e pelos materiais que vc organiza e elabora. Copm relação a sua pesquisa como ferramenta de trabalho uso e pefeiro o GVSIG e também, como professor, uso o KOSMO para o ensino inicial aos alunos. O qGIS usos pouco. Abç.

  29. Parabéns pela enquete.
    Acredito que o somatório de todas as soluções livres é que faz a diferença. Já usei muito Spring e ainda uso para muitas coisas. Atualmente uso muito o QGIS, principalmente para lecionar e adoraria começar a usar o SAGA e o gvSIG. Tenho ainda interesse em trabalhar com o GRASS.
    Emfim. Ter este universo de opções é muito confortável.
    Abraço

  30. No momento uso somente o gvSIG, e comecei a utilizar o Spring, mas pretendo usar também o Qgis, bem como outros softwares livres, tudo é questão de melhora de conhecimento.

  31. Jorge Getulio disse:

    tenho usado o GVSIG, mas não todos os seus recrusos ainda.

  32. Sívori Sarti da Silva disse:

    Uso o QGis, pois não fui apresentado ao gvSIG, mas acredito que os dois fazem a mesma coisa. Um pouquinho mais num, outro pouquinho mais noutro.

  33. Demetrius Vasconcelos disse:

    Faço uso do GVsig para aulas de geoprocessamento, devido a sua fácil compreensão e interação para os iniciantes.

  34. Uso Qgis e Gvsig, ambos apresentam limitações, então complementa o outro

  35. Eu utilizo os dois. Achava até que o gvSIG tinha mais usuários no Brasil. Tenho utilizado mais o gvSIG devido a sua “versão” portable.

  36. Leonardo Ciríaco disse:

    Dentro os dois uso o QGIS, mas costumo utilizar pricipalmente o TerraView.

  37. Eu sou totalmente novo na área. Como entretanto “me formei” no Spring, seria nele que eu votaria. Entretanto, reconheço que o Qgis e o gvSIG são realmente muito eficientes e bem mais amigáveis que o Spring, muito embora eu ainda o prefira como ferramenta de PDI. Tenho tentado utilizar todos estes programas no meu TCC.

  38. Halysson Macedo disse:

    Prefiro o QGIS, mais pouco usei o GvSIG.

  39. QGIS! Acredito que pela facilidade de customização através de plugins, o QGIS seja o software mais utilizado hoje no Brasil.

  40. Manoel Guedes disse:

    gvSIG, como ele é “deficiente” com escala aparte de um Shape com coordenadas geográficas eu estou migrando para o Qgis.

  41. Bom dia amigo Anderson,
    Eu faço uso do software Qgis, devido ao grande utilização deste software para o georreferenciamento de áreas rurais.

  42. Esdras Andrade disse:

    Grande Anderson, muito boa a enquete. Bela iniciativa. Parabéns.
    Tenho a impressão de que o QGIS leva uma pequena vantagem frente ao gvSIG mas ambos ainda perdem, em quantidade de usuários, para o SPRING.
    Um forte abraço.

  43. Eu acho que é difícil usar só um dos dois pois eles se complementam.

    De qualquer forma, o que mais venho usando é o QGIS.

    • Nilton Carvalho disse:

      Utilizo mais o gvSIG, mas acredito que em certos trabalhos há a necessidade de um intercâmbio de ferramentas.
      Abrs

1 Trackback / Pingback

  1. Resumo da semana de 11 a 17 de setembro « Geoprocessamento para Linux

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*