Uso do QGIS associado a Tablets e Navegação Offline no Licenciamento Ambiental

QGIS associado a Tablets e Navegação Offline no Licenciamento Ambiental

O uso de dispositivos móveis tem crescido de forma exponencial. Programas como o QGIS e o Avenza Maps têm um enorme potencial de aplicação no uso de Geotecnologias, inclusive na área ambiental, como será exemplificado no artigo que vamos divulgar aqui.

SIG E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Este artigo foi preparado por um de meus alunos do nosso Curso Online de Geoprocessamento com Práticas no Software QGISMichel Tesch Simon, junto com outros autores que atuam no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo.

O título é Utilização de Sistema de Informação Geográfica associado ao Uso de Tablets e Navegação Off-line no Licenciamento Ambiental de Silvicultura.

ClickGeo: Cursos de Geoprocessamento

A realização de levantamentos de campo em áreas com grandes extensões territoriais normalmente demanda significativa quantidade de tempo e recursos, portanto, é constante a busca por métodos mais precisos e ágeis que permitam otimizar o procedimento.

Uso do QGIS associado a Tablets e Navegação Offline no Licenciamento Ambiental

É neste cenário que o artigo desenvolvido pelos autores teve como meta descrever de forma detalhada uma metodologia de integração entre os SIG e o uso de dispositivos móveis (tablets), envolvendo a geração de mapas digitais georreferenciados no software QGIS e sua utilização com o aplicativo Avenza Maps Pro.

O método permite uma navegação em tempo real de maneira offline, a gravação de trilhas percorridas e o registro de fotos e anotações integradas e georreferenciadas, resultando em expressivo aumento da produtividade dos trabalhos de levantamento de campo, além de ganho na qualidade nos dados registrados.

Utilização do QGIS associado a Tablets e Navegação Offline no Licenciamento Ambiental

DOWNLOAD DO ARTIGO: SIG E TABLETS

O artigo foi apresentado oralmente em 08/11/2017 durante o XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia, realizado no Rio de Janeiro/RJ.

O artigo tem um total de 5 páginas, que detalham o processo. Para baixar o arquivo em PDF, clique no link abaixo:




Aproveitamos para parabenizar todos os autores, M. T. Simon, L. T. da Costa, F. C. Grazziotti, R. D. Cuzzuol, T. M. Steffen e F. G. Giori pelo excelente trabalho.

Aproveite para ver também as seguintes dicas sobre QGIS e SIG portátil:

Não esqueça de deixar seus comentários sobre o que achou desta dica de leitura.

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Sobre Anderson Medeiros 991 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

  1. Prezados e Prezadas,
    Caso queiram mais informações, fiquem à vontade para entrar em contato no email michel.simon@idaf.es.gov.br.
    Esperamos que seja útil tanto quanto é para nós.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*