QGIS Resource Sharing: Compartilhe Simbologias de Mapas

Complemento QGIS Resource Sharing

Você gostaria de saber como fazer para introduzir novas simbologias no QGIS ou mesmo como compartilhar símbolos que você criou e está usando no QGIS afim de que outros usuários se beneficiem? O plugin QGIS Resource Sharing serve para isso e ensinaremos sobre o uso dele neste tutorial.

1. PLUGIN QGIS RESOURCE SHARING

Imagine a situação onde você deseja alterar a simbologia de uma camada do QGIS usando símbolos além dos que estão disponíveis de forma nativa no programa, por exemplo, de uma camada pontual.




No exemplo abaixo temos um layer indicando a localização de uma determinada espécie animal no estado de Minas Gerais. Veja como podemos ampliar as possibilidades de simbologia do QGIS.

Dados Geográficos no Software QGIS

Conforme explicado na página oficial do complemento, o plugin QGIS Resource Sharing tem como objetivo facilitar o compartilhamento de recursos/simbologias para o QGIS. Aqui vamos destacar o compartilhamento de simbologias.

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PLUGIN

Instale o plugin e depois acesse pelo menu Complementos → Resource Sharing → Resource Sharing.

Plugin QGIS Resource Sharing

Na janela que será aberta, acesse a aba Settings. Depois clique no botão Reload Repositories, para que sejam recarregados os repositórios.

QGIS Resource Sharing

Depois, na aba All você vai encontrar uma lista crescente de vários recursos/conjuntos de simbologias disponíveis.

Selecione um ou mais deles e clique em Install. Aqui neste tutorial, apenas por puro exemplo, eu instalei o Animal silhouettes e o Animal tracks and signs.

QGIS Resource Sharing: Compartilhe Simbologias

Os recursos são baixados, como ilustrado na imagem abaixo.

QGIS Resource Sharing: Novas Simbologias para seus Produtos

Depois de instalar as coleções de símbolos aparecerá a mensagem de confirmação da execução do processo com sucesso (imagem abaixo).

QGIS Resource Sharing: Simbologias para seus Produtos Cartográficos

Na figura abaixo você pode ver ilustrada uma das coleções que instalamos, onde há vários  arquivos SVG com representações de animais. Agora vejamos como usá-las no seu mapa no QGIS.

QGIS Resource Sharing

3. USO PRÁTICO DO PLUGIN NO QGIS

Acesse as propriedades da camada na qual você deseja aplicar a simbologia. Vá na aba Estilo e em Tipo de camada símbolo escolha Marcador SVG.

Propriedades da Camada aberta no QGIS

Em grupos SVG perceba que foi criada uma “pasta” chamada Resouce Sharing. Lá serão listados todos os recursos de simbologia que você instalou. Na imagem abaixo você já pode visualizar alguns exemplos.

Compartilhe Simbologias de Mapas com QGIS Resource Sharing

Clique sobre um dos ícones e formate como faria com qualquer simbologia nativa do QGIS, definindo tamanho, cor, etc. Depois clique em Aplicar para ver como ficou a formatação do símbolo e se gostar do resultado, conclua clicando em OK.

Compartilhe Simbologias de Mapas com Plugin QGIS Resource Sharing

A imagem a seguir exemplifica o resultado da aplicação de um dos símbolos carregados sobre o mapa.

Simbologias Adicionadas ao QGIS

Logicamente, você poderá continuar aplicando outros recursos nas feições, como a rotulação, por exemplo.

QGIS Resource Sharing: Compartilhe Simbologias de Mapas

Este tutorial não visa esgotar a explicação sobre todas as possibilidades de uso deste complemento do QGIS. Você pode obter mais detalhes em sua página oficial.

O que você achou desta dica? Já conhecia este plugin? Deixe seu comentário e não esqueça de conferir também as seguintes dicas sobre QGIS:

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *