Refactor Fields: O Substituto do Table Manager!

QGIS - Refactor Fields: O Substituto do Table Manager!

Você sabia que o plugin Table Manager, do QGIS, está sendo descontinuado? Pois é, nesta matéria vou comentar sobre a ferramenta que irá substituir este complemento tão útil para atividades de gerenciamento de tabelas de atributos.

TABLE MANAGER E REFACTOR FIELDS

Caso você ainda não saiba, o Table Manager é um plugin cuja finalidade era editar os campos da tabela de atributos dos dados geográficos vetoriais. Com ele era possível mudar o nome de colunas, alterar a ordem dos campos, além de criar novas colunas ou mesmo excluí-las.

E-Book Gratuito: 3 Simples Passos para Iniciar um Projeto no QGIS

Em um curso recente que ministrei em Brasília/DF uma aluna chamada Drielle Martins me chamou atenção para um detalhe que eu ainda não tinha notado. Após uma atualização o Table Manager passou a exibir a seguinte mensagem de alerta aos seus usuários.

Erro no Table Manager!

Resumindo a mensagem na imagem acima, ela informa que o QGIS agora é capaz de processar de forma nativa os dados tabulares. Ou seja, já que o QGIS agora tem um recurso que faz tudo que o Table Manager fazia, os desenvolvedores consideraram que chegou a hora de interromper seu desenvolvimento.

Explica-se ainda que nas versões mais recentes do QGIS e do GDAL se percebeu certa incompatibilidade causando corrupção de dados em alguns casos que foram relatados. Assim, é bom fazer um backup de seus dados se for insistir em usar o Table Manager.

Agora a recomendação é usar o algoritmo Refactor Fields (Campo Refator) disponível na Caixa de Ferramentas de Processamento. Vamos ver algumas explicações sobre o uso deste recurso.

TUTORIAL SOBRE USO DO CAMPO REFATOR

Suponha que você esteja manipulando no QGIS os dados abaixo ilustrados. Você quer alterar o nome do campo UF (veja a figura) para NOME_UF e quer a ordem das colunas e talvez até mesmo criar/apagar algumas colunas.

Tabela de Atributos no QGIS

Para acessar o Refactor Fields você deve ir no menu Processar → Caixa de Ferramentas.

Depois, na área de busca, digite pelo menos parte do nome do plugin, como indicado na imagem abaixo. Dê um duplo clique sobre o nome da ferramenta Campo refator.

Refactor Fields: Manipulando Tabela de Atributos no QGIS

A interface da janela é bastante intuitiva e bastante semelhante a do Table Manager. Na barra de ferramentas lateral você encontrará funções para adicionar uma nova coluna, excluir campo e alternar a ordem dos campos que estiverem selecionados, respectivamente.

Para alterar o nome da coluna basta que se dê um duplo clique no conteúdo correspondente na célula Name (veja que na imagem abaixo trocamos o nome da coluna UF para NOME_UF.

Refactor Fields: O Substituto do Table Manager!

Pelo que pude perceber, diferente do que ocorria no plugin usado anteriormente, este novo recurso do QGIS não altera a tabela do arquivo original, mas gera um novo arquivo com as alterações realizadas.

O que achou desta dica? Já estava ciente destas mudanças? Aproveite e veja também as seguintes dicas:

Se você gostou deste post, deixe seu comentário! Além disso não esqueça de se inscrever gratuitamente em nosso Canal no Youtube.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 986 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

7 Comentário

  1. Wellington Leandro Constantino disse:

    Estou com sérios problemas. Não funciona direito!! Terei que voltar à versão anterior.

  2. Ricardo Campos disse:

    Boa tarde, precisava de inserir um prefixo tipo ‘L’ a numa coluna com nºs já existentes nela, como por exemplo ‘L 123’ onde já lá está ‘123’ e não encontro nada na NET, será me podem ajudar?

  3. Olá Anderson! Aqui comigo (Kubuntu 17.04, QGIS 2.14.11) funcionou, mas não foi “suave”:
    1) Tive que escolher, no campo “Refatorada”, a opção “Salvar em arquivo…”, e depois, informar pasta e nome do novo shapefile “refatorado”;
    2) O algoritmo acusa erro no Python, mas funciona – faz as modificações na tabela. Esquisito, mas, uma vez que funcionou, tá valendo…

  4. MAURO FERNANDES SILVA disse:

    esse plugin ainda está funcionando?

  5. Olá Anderson. Fiz uns teste com o Refactor Fields, mas os dados estão desaparecendo. Por exemplo, apaguei um campo e após finalizar a operação, das 1700 feições que tenho, só ficaram 3. Já aconteceu com vc?

  6. Olá Anderson, boa dica! O nome para o plugin deveria ser “Modificador de Campos” pois esta tradução que fizeram ficou bem estranha.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*