Refactor Fields: O Substituto do Table Manager!

QGIS - Refactor Fields: O Substituto do Table Manager!

Você sabia que o plugin Table Manager, do QGIS, está sendo descontinuado? Pois é, nesta matéria vou comentar sobre a ferramenta que irá substituir este complemento tão útil para atividades de gerenciamento de tabelas de atributos.

TABLE MANAGER E REFACTOR FIELDS

Caso você ainda não saiba, o Table Manager é um plugin cuja finalidade era editar os campos da tabela de atributos dos dados geográficos vetoriais. Com ele era possível mudar o nome de colunas, alterar a ordem dos campos, além de criar novas colunas ou mesmo excluí-las.

E-Book Gratuito: 3 Simples Passos para Iniciar um Projeto no QGIS

Em um curso recente que ministrei em Brasília/DF uma aluna chamada Drielle Martins me chamou atenção para um detalhe que eu ainda não tinha notado. Após uma atualização o Table Manager passou a exibir a seguinte mensagem de alerta aos seus usuários.

Erro no Table Manager!

Resumindo a mensagem na imagem acima, ela informa que o QGIS agora é capaz de processar de forma nativa os dados tabulares. Ou seja, já que o QGIS agora tem um recurso que faz tudo que o Table Manager fazia, os desenvolvedores consideraram que chegou a hora de interromper seu desenvolvimento.

Explica-se ainda que nas versões mais recentes do QGIS e do GDAL se percebeu certa incompatibilidade causando corrupção de dados em alguns casos que foram relatados. Assim, é bom fazer um backup de seus dados se for insistir em usar o Table Manager.

Agora a recomendação é usar o algoritmo Refactor Fields (Campo Refator) disponível na Caixa de Ferramentas de Processamento. Vamos ver algumas explicações sobre o uso deste recurso.

TUTORIAL SOBRE USO DO CAMPO REFATOR

Suponha que você esteja manipulando no QGIS os dados abaixo ilustrados. Você quer alterar o nome do campo UF (veja a figura) para NOME_UF e quer a ordem das colunas e talvez até mesmo criar/apagar algumas colunas.

Tabela de Atributos no QGIS

Para acessar o Refactor Fields você deve ir no menu Processar → Caixa de Ferramentas.

Depois, na área de busca, digite pelo menos parte do nome do plugin, como indicado na imagem abaixo. Dê um duplo clique sobre o nome da ferramenta Campo refator.

Refactor Fields: Manipulando Tabela de Atributos no QGIS

A interface da janela é bastante intuitiva e bastante semelhante a do Table Manager. Na barra de ferramentas lateral você encontrará funções para adicionar uma nova coluna, excluir campo e alternar a ordem dos campos que estiverem selecionados, respectivamente.

Para alterar o nome da coluna basta que se dê um duplo clique no conteúdo correspondente na célula Name (veja que na imagem abaixo trocamos o nome da coluna UF para NOME_UF.

Refactor Fields: O Substituto do Table Manager!

Pelo que pude perceber, diferente do que ocorria no plugin usado anteriormente, este novo recurso do QGIS não altera a tabela do arquivo original, mas gera um novo arquivo com as alterações realizadas.

O que achou desta dica? Já estava ciente destas mudanças? Aproveite e veja também as seguintes dicas:

Se você gostou deste post, deixe seu comentário! Além disso não esqueça de se inscrever gratuitamente em nosso Canal no Youtube.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comments on “Refactor Fields: O Substituto do Table Manager!”

  1. Olá Anderson! Aqui comigo (Kubuntu 17.04, QGIS 2.14.11) funcionou, mas não foi “suave”:
    1) Tive que escolher, no campo “Refatorada”, a opção “Salvar em arquivo…”, e depois, informar pasta e nome do novo shapefile “refatorado”;
    2) O algoritmo acusa erro no Python, mas funciona – faz as modificações na tabela. Esquisito, mas, uma vez que funcionou, tá valendo…

  2. MAURO FERNANDES SILVA disse:

    esse plugin ainda está funcionando?

  3. Olá Anderson. Fiz uns teste com o Refactor Fields, mas os dados estão desaparecendo. Por exemplo, apaguei um campo e após finalizar a operação, das 1700 feições que tenho, só ficaram 3. Já aconteceu com vc?

  4. Olá Anderson, boa dica! O nome para o plugin deveria ser “Modificador de Campos” pois esta tradução que fizeram ficou bem estranha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *