Recorte de Dados Matriciais com QGIS

Recorte de Dados Matriciais com QGIS

Este tutorial aborda o uso do QGIS em um procedimento muito comum: Recortar áreas de interesse em um dado raster. O processo é o mesmo independente do tipo do seu dado matricial, quer ele seja uma imagem de satélite ou uma fotografia aérea, por exemplo.

QGIS: COMO RECORTAR DADOS RASTER

Neste material vamos explicar como realizar o recorte de dados matriciais através de dois métodos. No primeiro vamos gerar um novo raster delimitado por uma extensão geográfica e, no segundo, iremos recortar usando um vetor como máscara.

ClickGeo: Treinamentos em GeotecnologiasA imagem sobre a qual vamos estar trabalhando no tutorial está ilustrada na figura a seguir.

Dados Matriciais no QGIS

Desde já tenha em mente que cada uma das maneiras que iremos seguir aqui possuem sua aplicabilidade. Seus produtos são distintos.

1 – RECORTE POR RETÂNGULO ENVOLVENTE

Comece acessando o menu Raster → Extração → Cortador….

Cortador de Raster no QGIS

Na janela do Cortador indique o arquivo raster de entrada (neste exemplo, chamado IMG_SAT). Informe o local e o nome do arquivo de saída e, se desejar, peça para ocultar os valores nulos do novo dado gerado.

Note que há um quadro chamado Modo Clipping. As duas opções dele, Extensão e Camada máscara são o que diferencia os dois métodos que veremos neste tutorial. Vamos ver neste momento o funcionamento da primeira alternativa.

Recorte de Dados Matriciais com QGIS: Extensão

Neste ponto, com a opção Extensão marcada, temos duas opções:

  • Informar manualmente as coordenadas que definem o retângulo envolvente de sua área de interesse, ou seja, dos pontos inferior esquerdo e superior direito.
  • Desenhar um retângulo sobre a imagem, como mostrado na figura a seguir, que servirá de base para o recorte.

Em ambos os casos citados acima o resultado será um recorte retangular. Clique em OK para iniciar o processamento da operação.

Extensão: Recorte de Dados Matriciais com QGIS

O resultado é exemplificado na imagem abaixo (com nível de zoom aplicado à camada).

Tutorial: Recorte de Dados Matriciais com QGIS

O segundo método que vamos explicar aqui permite que se tenha um recorte na forma de um polígono irregular, com múltiplos vértices.

2 – RECORTE A PARTIR DE CAMADA MÁSCARA

É importante destacar que neste método é importante que as duas camadas (raster e vetor) estejam num mesmo sistema de referência.

Na figura a seguir você pode observar um dado vetorial shapefile que representa nossa área de interesse a ser recortada da imagem de satélite. Aplicamos um percentual de transparência na camada para uma melhor visualização.

Mais uma vez, acesse o menu Raster → Extração → Cortador….

Tutorial de QGIS: Recorte de Dados Matriciais

Desta vez na janela Cortador a única mudança será no tipo de Modo Clipping (Modo de Corte), que desta vez será Camada Máscara.

Indique o vetor usado como base para operação, que neste caso, chamamos de REG_INT. Depois, clique em OK.

Tutorial de QGIS: Recorte de Dados MatriciaisA figura a seguir ilustra o resultado final desta operação. Confira o produto gerado:

Tutorial de QGIS: Recorte de Dados Raster

O que achou destas dicas? Já conhecia estes procedimentos? Temos algumas outras matérias relacionadas com este assunto. Veja:

Aguardamos seus comentários sobre nosso tutorial de hoje.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comentários


  1. Eu tentei fazer o recorte da minha bacia e fica dando erro. No final mostra um imagem toda preta. O sistema de coordenada de referência está certo, fiz no Arcgis e recortou. Meu QGIS está na última versão. Tento recortar utilizando a seleção do mouse e ele fica aumento o tif indefinitivamente.

    Responder

  2. Boa tarde! Nas novas versões do qgis 2.16.1, 2.16.2 e 2.16.3 o arquivo raster recortado possui o mesmo tamanho do raster original. O tamanho do raster recortado deveria ser reduzido em comparação com o raster original, correto? Como faço para resolver isso?
    Obrigado!

    Responder

  3. Aqui da um erro:
    ERROR 1: Output dataset C:/Users/usuario/Documents/QGIS temp/tt.tif exists,
    but some command line options were provided indicating a new dataset
    should be created. Please delete existing dataset and run again.
    Que poderia ser?

    Responder

    1. Pelo que vi parece que já tem um arquivo com esse nome. Tem que dar um nome novo ou deletar o anterior.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *