Download do QGIS 2.6.1 Bringhton Portable

Download QGIS PortableO uso de aplicativos portáteis tem se massificado nos últimos anos. Na área de Geoprocessamento não tem sido diferente. Você já utilizou alguma vez um software portable? Entende as possíveis vantagens em usar esse tipo de solução? Uma importante novidade é que está disponível uma versão não oficial, mas plenamente funcional, do QGIS 2.6.1. Conheça mais detalhes sobre o QGIS Portable.

O QUE É UM SOFTWARE PORTABLE?

Dito de forma simples, um software portable é um programa de computador adaptado para rodar diretamente por meio de um dispositivo externo, por exemplo um HD externo ou pendrive, sem que haja a necessidade de instalá-lo no computador.

Quando podemos utilizar a versão portátil de um programa? Em geral não é recomendado seu uso em ambiente de produção. Imagine a seguinte situação onde esse tipo de aplicativo será útil:

Por algum motivo o computador que será utilizado em uma apresentação não tem o QGIS instalado e/ou você não tem acesso à internet para fazer o download do instalador ou não tem permissão para fazer a instalação do programa. Tendo o arquivo executável do QGIS Portable em seu dispositivo móvel é possível fazer sua apresentação sem grandes problemas.

DOWNLOAD QGIS PORTABLE

Em setembro de 2013 foi lançado o QGIS 2.0 Dufour trazendo grandes novidades. Diante disso, a empresa Arpa Piemonte preparou e disponibilizou um protótipo da versão portable.

Download do QGIS 2.0 Dufour Portable

Para usar essa versão é totalmente dispensável a execução do processo de instalação e a detenção de privilégios administrativos. Faça o download do arquivo compactado a partir do link a seguir:

Como usar o QGIS Portable? Para inicializar o programa basta descompactar o arquivo qgis_portable.zip e executar o arquivo qgis.bat.

Para aprender mais sobre as potencialidades do QGIS, acesse os seguintes tutoriais e dicas:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

13 Comentários


  1. Caro Anderson,
    vc sabe onde está disponível este QGIS portable?
    Grande abraço,

    A. C. Guedes

    Responder

  2. Caro Anderson,

    Tenho uma dúvida na instalação do QGIS 2.0 Dufour Portable. Acontece que em alguns computadores, o ficheiro qgis passar automaticamente a designar-se qgis.bat, pelo que quando tento fazer correr o programa, o mesmo dá mensagem de erro.
    Cumprimentos,
    Cacilda

    Responder


  3. Anderson, gostaria de saber se você conseguiu solucionar aquele problema do erro de colisão (minipudium), pois estou tendo este problema e não sei como solucioná-lo.

    Responder

  4. Anderson Medeiros, bom dia.
    Tem como você me enviar alguma apostila de exercícios e de como trabalhar com o Qgis?
    Att.
    Cleidson Gomes

    Responder


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *