Unindo Polígonos em um Único Shapefile (Mosaico) no QGIS

QGIS - MosaicoEsse tutorial foi desenvolvido no intuito de auxiliar aos interessados que desejam melhorar os conhecimentos para seus projetos. Aqui são apresentados truques e dicas úteis para profissionais e estudantes que utilizem o Quantum GIS (QGIS). O processo que chamaremos aqui de “mosaico”, é muito utilizado quando é necessário agrupar várias feições que são semelhantes entre si dentro de uma generalização.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Kyle Felipe Vieira Roberto, natural de Belo Horizonte, MG. Cursando 6º período de licenciatura em Geografia na Faculdade Pedro II em Belo Horizonte. Estagiário na área de Geoprocessamento do IEF/MG.

COMO UNIR SHAPEFILES NO QUANTUM GIS

Para esse tutorial iremos utilizar vetores do tipo polígono, e os procedimentos adotados a seguir podem ser utilizados em todos os outros tipos de vetores citados anteriormente. Iremos utilizar como base um shapefile já existente, pois não precisaremos criar a tabela de atributos de novo.

Para criação deste mosaico, utilizaremos como base vários municípios de Minas Gerais que são limítrofes de Belo Horizonte (Betim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Vespasiano entre outros) e cada um deles já possui sua tabela de atributos com dados já previamente inseridos em suas colunas.

Curso de AutoCAD 2D

Primeiramente, vamos habilitar o modo de edição do arquivo de base, que pode ser feito de duas maneiras diferentes. Clicando sobre o arquivo na aba “Camadas” com o botão direito do mouse e em seguida clicando em [Alternar edição], ou no lápis azul na parte de cima do QGIS.

E agora vamos adicionar os outros shapes para serem inseridos no mosaico e selecionar o polígono adicionado com a ferramenta de seleção simples

Adicionando polígonos integrantes do mosaico

Note que para selecionar o polígono, o layer deve estar selecionado na aba “Camadas” conforme mostrado na figura acima, e logo após clicar sobre o polígono.

Este tutorial é relativamente extenso (mais de 10 páginas). Para lê-lo na íntegra é necessário que se faça o download da versão em PDF, bem como dos dados geográficos, a partir dos links abaixo listados:

Após a conclusão de todo o processo, nosso resultado será semelhante ao seguinte:

Unindo Polígonos em um Único Shapefile (Mosaico) no QGIS

Agora o nosso mosaico está pronto para ser utilizado em outros projetos que porventura viemos precisar.

O que acharam deste material? Deixem seus comentários e leia outros tutoriais sobre o QGIS:

Este tutorial é participante do II Concurso Cultural – Tutoriais de Geoprocessamento.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

27 Comments on “Unindo Polígonos em um Único Shapefile (Mosaico) no QGIS”

  1. Rilton José Vieira Periera disse:

    Bom dia Anderson Medeiros

    Utilizando um shape de limite municipal, após selecionar mostrar rótulos “nome”, alguns nomes apareceram duplicados. Tem como fazer o merge de atributos de um mesmo shapefile ? no QGIS 2.18. Ou como tirar a duplicidade ?

    1. Bom dia Rilton, tem a ferramenta dissolve. nela vc escolhe o campo que deseja dissolver. Lembre-se de fazer um bkp antes, poi o processo é irreversivel.
      Tem a ferramenta de partes simples para multi partes também…

      1. Rilton José Vieira Periera disse:

        Bom dia Felipe

        No Arcgis faço a seleção das linhas na tabela, já com edição aberta, depois faço e merge. Outra função é eliminar a duplicidade. Tem como fazer isso no Qgis.

        1. Rilton, boa tarde!
          A duplicidade é devido a vários polígonos possuírem o mesmo dado em determinado campo quando esse campo participa na rotulação.
          Na barra de edição avançada tem a ferramenta de mescla dos vetores selecionados.
          Tem de adicionar ela clicando com o botão direito na barra de ferramentas na parte de cima do qgis, onde ficam os botões.

          A ferramenta Dissolve, levando em consideração o campo nome, vai dissolver todos os polígonos que possuírem o mesmo nome, tornando eles um só, mesmo que eles não sejam contíguos.
          Lembre-se de fazer o bkp dos dados antes de realizar o processo.

  2. Oi Anderson. Agradeço pelos teus tutorias q tem me ajudado muito. Tenho camadas que não habilitam o lapis nem mostram o alternar edição em propriedades. O q posso fazer?

    1. Oi Lea, qual o formato desses arquivos?
      O Qgis não oferece suporte para edição a todos os arquivos não, alguns é apenas edição. provavelmente seja isso.
      tente salvar o arquivo como Shapefile para tentar editá-los.

  3. Olá Anderson! Primeiramente, parabéns pelo site, tem ajudado muito!!! Tenho uma dúvida, como não encontrei uma postagem específica pra ele, resolvi colocá-la aqui. É o seguinte: no compositor de impressão, quando clico em “desenhar coordenadas”, as coordenadas que aparecem não são as sul “S” e oeste “W” como deveria aparecer. Aparecem norte “N” e leste “E”. Como eu corrijo esse problema? Abraço amigo!

    1. entra na comunidade do Qgis no https://groups.google.com/forum/#!forum/qgisbrasil
      Quanto a sua pergunta, se estive em UTM, se não me engano é isso mesmo, pois o N é de Northing e E de Easting. A UTM sempre cresce do sul para o norte (por isso northting) e Oeste para Leste (por isso chama Easting). por isso temos de informar o emisfério sempre (N ou S).

  4. Olá! Não estou a conseguir baixar o pdf do tutorial. 🙁

    1. Diana,
      Tente novamente em outro horário. Aqui está baixando normalmente. Quando você clicar no link abre uma outra janela onde poderá fazer o download do arquivo.
      Abraço!

  5. Olá, boa tarde! Queria fazer um mapa do Brasil com a divisão dos estados e dos biomas num mapa só. Tenho os dois shapes já, aí estou com dúvida de como pra faço visualizar as duas informações num mapa só. Obrigado!

  6. Gostaria de saber se é possível fazer no Qgis ou ArcGIS, de modo automático, transformar uma feature de poligonos em várias features de poligonos gerados a partir da tabela de atributos da feature original, onde cada linha dessa tabela, se transforma-se em uma única feature. Ex.: Uma feature de poligonos com 3 poligonos (A,B e C) fosse transformada em 3 features (poligon A, poligon B e poligon C) mantendo seus atributos originais.
    Grande abraço!

  7. Olá anderson
    estou tentando unir meus shapes e o novo arquivo vem vazio, oque pode ser?

        1. letícia, boa tarde. Os seguintes passos devem ser observados:

          Ao copiar o poligono, verifique se o mesmo está selecionado na Guia CAMADAS. e então utilize a ferramenta de seleção para escolher o poligono a ser copiado (ou vá na tabela de atributos do mesmo), pode se utilizar a opção Ctrl+C, ou ir no menu Editar > Copiar Feições
          Ao COLAR o polígono, verifique se o shapefile que irá receber o poligono esteja selecionado na Guia CAMADAS, e utilzar o comando Ctrl+V ou ir em Editar > Copiar Feições.
          lembrando que: Shapes de Polígonos apenas aceitam polígonos, Shapes de linhas apenas aceitam linhas e o de pontos apenas aceitam pontos.

  8. Olá, gostaria de saber como posso sobrepor dois mapas no Quantum 2.2

    Obrigada!

  9. Diogo Caribé disse:

    Anderson,

    Parabéns pelo blog. To aqui na função e dando uma olhada geral no material. Muito útil.

    Vc sabe dizer se o Qgis tem alguma ferramenta que realize o “append”?

    Abraços

  10. Recomendo a todos que baixem o Qgis 1.9 alpha.

    Sempre tive algumas críticas à estabilidade e usabilidade do Qgis, mas acredito que nessa versão ele deu um salto enorme.

    O compositor de impressão esta muito bom e o Qgis browser é muito prático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *