QGIS: União de Tabelas via Propriedades da Camada

QGIS: União de Tabelas via Propriedades da CamadaVocê sabe como visualizar tabelas não espaciais no QGIS? Como abrir uma tabela que não está relacionada com um dado vetorial utilizando o QGIS e como fazer a união (join) destes dados com uma tabela integrada com dados geográficos? Neste tutorial, disponível tanto em vídeo como também em textos e imagens ilustrativas ensinaremos como realizar estes processos no ambiente do QGIS 1.8 Lisboa.

VÍDEO: JOIN DE TABELAS NO QGIS

Produzimos um vídeo explicando em detalhes como realizar este procedimento. Gostaria de pedir que vocês, por favor, comentem sobre sua opinião no que diz respeito a qualidade do vídeo e da explicação.

Caso não esteja visualizando o vídeo, clique no link abaixo para assistir diretamente em nosso canal do YouTube. Para fazer o download dos dados utilizados neste tutorial, clique aqui (39 kb).

Pretendemos, posteriormente, produzir outros tutoriais em vídeo. O que acham da ideia?

TUTORIAL SOBRE UNIÃO DE TABELAS NO QGIS

Inicialmente, vale destacar que a maneira que iremos demonstrar aqui não é o único método de união de tabelas no ambiente do QGIS. Outra opção é utilizando as ferramentas do complemento FTools.

Na tela abaixo você pode observar no QGIS as quadras de alguns bairros que estão no formato vetorial shapefile.

QGIS

Na imagem a seguir temos ilustrada a tabela de atributos da camada quadras_bairro. Temos um total de 379 registros. Fique atento ao campo ID, cujo conteúdo é uma sequência numérica de 0 até 378.

Tabela de Atributos

Nos dados que disponibilizamos você encontrará uma tabela chamada dados_extra, no formato DBF. A imagem abaixo ilustra seu conteúdo. Nosso interesse é importar a coluna BAIRRO para a nossa camada vetorial.

Note o campo CODIGO. O conteúdo dessa coluna é totalmente idêntico ao campo ID, da tabela de atributos da camada quadras_bairro.

Dados Extra

Acesse o menu Camada > Adicionar Camada Vetorial…. Procure abrir a tabela conforme mostrado nas imagens a seguir. Perceba que na primeira figura no campo de filtro do tipo de arquivo temos de escolher a opção Todos os Arquivos.

Tabela Dados Extra

Adicionar Dados

Note na imagem abaixo a tabela dados_extra na lista de camadas. Clique com o botão direito sobre a camada quadras_bairro e escolha a opção Propriedades.

QGIS: Propriedades da Camada

Acesse a aba Uniões conforme ilustrado abaixo e clique no símbolo de adição [+].

Aba Uniões

No campo Unir Camada indique qual a tabela (neste caso, dados_extra) que possui o conteúdo que se deseja adicionar a camada vetorial alvo.

Nas opções Unir Campo e Campo Alvo, informe quais colunas a ser integradas. É importante que elas possuam o mesmo conteúdo. Não é necessário que tenham o mesmo nome.

União da Tabelas

Se você deixarmos marcada a opção de Armazenar a camada unida na memória virtual nossos dados serão salvos na nova tabela apenas de forma temporária. Depois de clicar em OK, vemos o relacionamento criado.

Propriedades da Camada

Para que o processo seja definitivo, não marque esta opção ou, depois, use a função de Salvar Como….

O resultado na junção das tabelas pode ser visto abaixo.

QGIS: União da Tabelas via Propriedades da Camada

Pronto! Tarefa cumprida. Este foi nosso último tutorial sobre a série QGIS 1.8.x Lisboa. Agora vamos focar nos novos recursos e interface da versão QGIS 2.0 Dufour. Indicamos que leia também:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

7 Comentários


  1. Sempre muito bom teu tutorial. Agora precisaria atualizar algumas linhas selecionadas de uma coluna existente numa tabela com os registros de outra tabela _ elas possuem coluna chave. Sei da calculadora de campo para atualizar mas só vi atualizaçâo com um űnico registro para todas as linhas e nesse caso ainda, não encontrei a opçâo de buscar em outra tabela. Obrigada pela resposta de outro dia q foi bem útil!

    Responder

  2. Excelente tutorial Anderson!!!!

    Tu praticamente me salvou, porque tinha repassar informações de área de pastagem, floresta e de agricultura mecanizada para os 701 municípios da Amazônia Legal de arquivo isolado para este do shapefile. Já estava até imaginando quanto seria exaustivo e demorado essa atividade. Talvez demorasse meses.

    Um abraço.

    Responder

  3. Genial este tutorial em vídeo, muito bem explicado!!!
    Anderson, como faço para unir minha tabela de x variáveis de acidentes de trânsito por cruzamentos de vias, com uma tabela de intersecção de vias (pontos de cruzamentos), os pontos eu já gerei tanto na intersecção quanto na tabela de acidentes. Contudo os pontos de interseção são mais precisos rss… Valeu teus tutos de QGIS estão me auxiliando muito!

    Responder

  4. Testando a função para dados adquiridos no datasus, foi necessário utilizar a função substring, para eliminar os nomes das cidades que vem junto dos códigos, mas funcionou perfeitamente

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *