QGIS: Criar pontos digitando as Coordenadas

NumericalDigitizeComo criar uma camada do tipo ponto inserindo diretamente as coordenadas no QGIS? Esta dúvida é muito comum. Você sabe como realizar este processo? Nos cursos que ministro já respondi esta pergunta várias vezes. Agora iremos publicar um tutorial detalhado onde você poderá aprender de forma prática como trabalhar com um interessante e importante complemento do programa QGIS: Conheça o NumericalDigitize.

Inicialmente, é importante distinguir os processos. Não estamos falando aqui dos casos onde você tem um arquivo de texto com uma série de coordenadas. Isso já foi ensinado em outro tutorial. Veja:

Estamos tratando de casos onde você quer criar um ou mais pontos em uma determinada área e quer fazer isso digitando manualmente as coordenadas, na hora.

COMO CRIAR PONTOS NO QGIS INFORMANDO AS COORDENADAS

1° PASSO: Crie um novo shapefile do tipo Ponto

O primeiro passo é criar uma nova camada shapefile do tipo ponto, com o sistema de referência adequado.

QGIS: Criar Shapefiles

Neste nosso exemplo vamos criar pontos que se enquadram no código EPSG 29195, ou seja, Datum SAD69, sistema UTM, zona 25 S.

QGIS: Criar pontos

2° PASSO: Instale o complemento NumericalDigitize.

Acesse no QGIS o menu Complementos → Gerenciar e Instalar complementos….

Digite na caixa de busca o nome da ferramenta “NumericalDigitize” e instale o plugin.

NumericalDigitize

Na verdade, a ordem de execução dos dois primeiros passos descritos acima não interfere na realização do processo de forma adequada. Vamos continuar com as etapas.

3° PASSO: Coloque a camada em modo de Edição.

Clique sobre o nome da camada e escolha a opção “Alternar edição“.

Depois, na barra de ferramentas chamada de “Digitalizar” procure o ícone do complemento que instalamos anteriormente, conforme ilustrado na imagem abaixo.

NumericalDigitize

4° PASSO: Digite as coordenadas dos Pontos

Na janela que será aberta, comece a inserir as coordenadas X e Y dos pontos que você deseja que sejam desenhados. Note na janela que é possível indicar se as coordenadas estão no sistema do layer ou do projeto.

QGIS: Criar pontos digitando as Coordenadas

Neste nosso tutorial estamos fornecendo as coordenadas de 6 (seis) pontos, conforme ilustrado na imagem a seguir. Fique à vontade para reproduzir esta sequência como exercício. Depois, clique em OK.

QGIS: Criar pontos digitando coordenadas

Por fim, temos o resultado esperado: A geração de uma camada vetorial pontual com as feições posicionadas de forma adequada, segundo os parâmetros fornecidos.

QGIS: Criar pontos digitando as Coordenadas - NumericalDigitize

O que acharam do processo? Alguma dúvida? Entre em contato por e-mail e/ou deixem seus comentários.

Leia também estes tutoriais:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

41 Comentários


  1. Prezado Andersson!
    Quando insiro as coordenadas manualmente quando dou o OK não aparece os pontos na versão qgis 2.16.3.

    Responder

  2. Bom dia!
    Estou com problemas na hora de instalar o plugin
    Instalei a versão 2.14.11 do Qgis e na janela de complementos as opções que ficam na coluna esquerda são: Tudo, Instalados, Opções; não aparece as opções Não instalados e nem Atualizável. Não se isso está gerando algum problema mas o plugin não se encontra disponível para instalar.

    Desde já agradeço

    Abraços!

    Responder

  3. Acho mais fácil criar uma coluno em um documento .txt com as coordenadas e inserir no projeto na opção ” camada de texto delimitado”. abraços e parabéns pelo site! aprendo muito como seus posts

    Responder

  4. SALUDOS:
    LO QUE DESEO ES COMO PONER UN NUMERO CORELATIVO A LOS PUNTOS, ES DECIR TENGO 10 PUNTOS EN MAPA Y LE TRAZO UNA LINEA DE PUNTO EN PUNTO, LUEGO SIN NESESIDAD DE HACER CAMBIOS EN EL EXCEL COMO LO ENUMERO DEL UNO AL DIEZ SEGUIENDO LAS LINEA TRAZADA, HABER SI ALGUIEN ME AYUDA SE LO AGRADESERE MUCHO, GRACIAS

    Responder

  5. Olá Anderson, eu tenho tentado inserir pontos a uma base shape, porém só cai fora da area.

    Responder

  6. Não estou conseguindo finalizar um polígono. Apartir de dados como coordenadas e N e E, azimutes e distancias, o proximo passo seria clicar em draw, contudo ele não aparece como opção. meu QGIS é 2.8.2

    Responder

  7. Olá, estou tentando fazer um mapas com as coordenadas extraídas das fotos retiradas de um celular, segui seu tutorial mas ao finalizar dá um erro que diz que o qgis não consegue ler os dados. O que faço? Obrigada.

    Responder

  8. Quando finalizo o lançamento dos dados, ele abre uma janela pedindo a feição…como resolver?

    Responder

          1. Tive o mesmo problema! Meus pontos não aparecem.


  9. Bom Dia Amigo! Como Faço pra colocar as coordenadas, pois meu GPS me dá as coordenadas em GRAUS e DECIMAIS; ou GRAUS, MINUTOS COM DECIMAIS; GRAUS, MINUTOS, SEGUNDO COM DECIMAIS!
    Exemplo:
    S28º48’6.493″
    O55º13″49.448″

    aguardo retorno!

    Responder

  10. Estou preenchendo o car de minha propriedade,quando coloco sad em graus minutos e segundos as coordenadas dão em outro municipio ou seja estou en jf mg vai para alfenas,tentei todas opções que apareceram nenhuma da certo.A unica que fica fora do imovel mais dentro do municipio é copiar grausdecimais que aparecem no rodapé do fformulario.Eu não estou realizando o desenho não tenho nenhum arquivo para importar.

    Responder

  11. não consigo ativar a opção… mesmo clicando na ferramenta de alternar edição

    Responder

  12. Olá, gostaria de saber se tem outro link para baixar, desde já agradeço!

    Responder

  13. Prezado Anderson,
    sempre bom poder aproveitar seus tutoriais. Neste caso, se possuo apenas as coordenadas geográficas dos vértices inscritas no Registro de Imóveis em SAD69, como posso depois de criados os pontos fazer as linhas de perímetro do imóvel e passar para SIRGAS2000?

    Responder

  14. Muito legal essa ferramenta, eu utilizo a mesma, mas estou com uma dificuldade, eu crio pontos usando degrees, em DMS não aceita, tenteio em UTM e os pontos ficaram em outra referencia, tentei procurar nas “opções” se existe algum lugar para mudar de Graus para UTM.
    Caso souber de algo e puder me informar, ficarei grato! =D

    Responder

  15. Olá novamente, usei primeiramente os meus dados não teve resultados, em seguida usei os dados do tutorial e ainda assim não apareceram os pontos….

    Responder

  16. Olá Anderson, gostei muito deste tutorial, mais infelizmente os resultados não estão a sair conforme, ou seja, não estou a visualizar os pontos no ecrã. Que devo fazer?

    Responder


  17. Grato pela “elementar”explicação….estavamos a DIAS tentando descobrir como fazer tais inserções de coordenadas …Saímos do ArcGis 10 para o QGIS 2.4..e como sabido por todos..ninguém nasce sabendo e graças a Deus tem alguém disposto a produzir do “elementar “ao avançado.
    Parabéns.

    Responder

    1. Oi Alessandro, muito obrigado por sua visita e comentário.
      A ideia por aqui é essa mesmo. Produzir conteúdo para quem está começando e para aqueles que estão alguns passos à frente.
      Abraço!

      Responder

  18. Nossa, complemento extremamente útil que eu não conhecia!

    Parabéns pela postagem. Este plugin vai ser muito útil para a espacialização de pontos digitando as coordenadas. Obrigado, Anderson!

    Responder

  19. Prezado Anderson, boa noite.
    Estou tentando instalar o complemento NumericalDigitize no Quuantum GIS 1.8.0 não esta instalando você saberia dizer porque?

    Att,
    Euri

    Responder

  20. Elementar demais… você poderia fazer bons tutoriais e não ficar remoendo no básico.

    Responder

    1. Olá João, como vai?
      Agradeço por sua visita e comentário.
      Realmente esta é uma operação básica, mas muito válida. Vale lembrar que aqui no site temos visitantes de todos os níveis (do iniciante até dos mais avançados).
      Estamos com 4.000 acessos diários de pessoas de todo o Brasil e de outros países. Consegue imaginar os diferentes perfis?
      Frequentemente recebo e-mails com essa dúvida abordada no tutorial. Então deve ser a dúvida de muito gente ainda.
      Aproveito a oportunidade para lhe convidar a produzir tutoriais para publicação em nosso site, no projeto GEOTutoriais:
      http://www.andersonmedeiros.com/projeto-geotutoriais/
      http://www.andersonmedeiros.com/category/tutoriais/geotutoriais/
      Mais uma vez obrigado pela visita e um forte abraço!

      Responder

    2. Pergunto ao João e ao Anderson Medeiros como resolver as seguintes dúvidas surgidas em meu trabalho para cadastramento ambiental rural CAR..
      Tenho um mapa da fazenda com 1000 hectares e dentro deste mapa estão outras figuras poligonais fechadas, sendo que este mapa foi gerado no autoCad em formato dwg e convertido para dxf. Após então usei o QGIS e conventendo para kml e SPH para importar o tal arquivo com o mapa comas 1000 hectares para a tela de cadastramento GEO do CAR. Embora mandando importar, não tenho conseguido, não aparece mapa na tela do mapa no local referenciado com coord. Long. e Lat. decimal , e em UTM .
      Qual de voces podem me ajudar?

      Responder

      1. Ronei, além da questão do sistema de projeção que deve ser compatível aos aceitos pelo CAR, quando há vários polígonos em DXF deve-se importar um por um. Por exemplo um arquivo para o limite da área, um para vegetação, um para cada APP de córrego, um para áreas consolidadas, etc. E ter o cuidado de ver se estes polígonos estão fechados.

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *