Classificação Supervisionada de Imagens com SCP no QGIS

Classificação Supervisionada de Imagens com SCP no QGIS

A classificação de imagens de satélite é um dos temas mais procurados pelos usuários de SIG para Processamento Digital de Imagens (PDI). Nesta matéria vamos recomendar o download de um tutorial que ensina sobre Classificação Supervisionada de Imagens Orbitais no QGIS.

QGIS: SEMI-AUTOMATIC CLASSIFICATION PLUGIN

O Semi-Automatic Classification Plugin (SCP) é um complemento do QGIS que possibilita a classificação pixel a pixel, de forma semi automática ou supervisionada de imagens, capturadas por diversos sensores/satélites.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasO tutorial que vamos indicar aqui é de autoria de Mônica Pacheco de Araújo, que é natural do Rio de Janeiro (RJ). Ela possui licenciatura e bacharelado em Biologia pela UFRRJ (2002). É bolsista do CNPq vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos da UFT. É aprendiz e entusiasta da aplicabilidade de Geotecnologias Livres no planejamento e gestão ambiental.

Download: Tutorial de Classificação Supervisionada de Imagens com SCP no QGIS

Embora sejam muitos os recursos disponibilizados pelo SCP Plugin, este tutorial apresenta a classificação supervisionada de uma imagem Landsat 5 TM com fins de categorização da cobertura do solo numa bacia hidrográfica (delimitação realizada com o TauDEM).

A acurácia geral da classificação e o coeficiente Kappa foram calculados a partir da matriz de confusão gerada pelo plugin. Os processos foram realizados em no sistema operacional Windows 7, QGIS 2.8.3 e SCP Plugin v. 4.

DOWNLOAD DO TUTORIAL

Para baixar gratuitamente uma cópia gratuita deste material, clique no link abaixo:

O material é bem detalhado, tem um total de 13 páginas, e explica desde a instalação do plugin, passando pela explicação da interface da ferramenta, até a classificação propriamente dita.

Aproveitamos para elogiar a Mônica pela enorme contribuição que está dando à comunidade de Geotecnologias por meio deste trabalho. A qualidade do material é muito boa. Parabéns!

Leia mais sobre os usos e aplicações deste poderoso programa de Geoprocessamento, que é o QGIS:

Aguardamos os seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comentários


  1. Boa tarde,

    Estou aprendendo o QGIS e estou tentando fazer uma classificação automática de uma imagem Geoeye, já recebi a composição colorida pronta, com resolução de 0,50 cm, quando mando rodar a classificação dá erro quando executa 20% do processamento, poderia me ajudar? O que será que pode ser?

    Desde já agradeço!

    Responder

  2. Anderson, bom dia.

    Na apostila de Classificação de Imagens Orbitais há um link para uma página de download que teoricamente daria acesso a planilhas de cálculo do índice Kappa, fator de verdade do terreno, no entanto o arquivo não está mais disponível, como posso obtê-lo?

    Minha Dissertação de mestrado terá a avaliação do uso e ocupação da terra de uma bacia X , para concluir esta etapa gostaria de conhecer estas planilhas.

    Obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *