QGIS – Calculadora de Campos: Uso de Expressão Condicional

QGIS CalculadoraNeste tutorial pretende-se mostrar o uso da calculadora de campos no preenchimento da tabela de atributos. Vamos supor, que temos um campo com os valores da densidade populacional e necessitamos de um campo de texto que nos represente a informação de forma qualitativa em três categorias, baixa, moderada e elevada. Em ambiente SIG, utilizando o QGIS 2.0 podemos realizar este processo por meio de uma expressão condicional.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Nelson Silva, que é técnico de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) desde 1997. Atualmente atua como consultor/formador em regime de freelancer, onde tem tido a oportunidade de colaborar com várias instituições publicas e privadas.

USO DA CALCULADORA DE CAMPOS NO QGIS 2.0

Iremos trabalhar neste tutorial com os dados ilustrados na imagem abaixo. Você pode fazer o download gratuito destes dados (distritos.zip).

QGIS 2.0 Dufour

Todo o processo de alteração da tabela de atributos, requer que ela esteja em modo de edição.

Calculadora de Campos: Uso de Expressão Condicional

A forma mais rápida de colocar um layer em edição, é por o selecionar na Tabela de Conteúdos (painel Camadas) e com o botão lado direito escolher a opção Alternar Edição ou, diretamente na tabela:

Calculadora de Campos

Definimos em seguida o nome e as características do novo campo a adicionar à tabela.

Ao fundo, na seção Expressão escrevemos uma declaração condicional para efetuar o preenchimento do campo de uma só vez, em função dos valores do campo referente à densidade populacional. Neste exemplo a expressão a utilizar seria a seguinte:

 

CASE WHEN “dens_pop11” >=1 AND “dens_pop11” <=100 THEN ‘Baixa’
WHEN “dens_pop11” >=101 AND “dens_pop11” <=500 THEN ‘Moderada’
WHEN “dens_pop11” >=501 THEN ‘Elevada’
END

Uso de Expressão Condicional

Termine clicando no botão OK e verifique o resultado na tabela.

QGIS – Calculadora de Campos: Uso de Expressão Condicional

Útil, não é? Imagine as potencialidades a se explorar com esta Calculadora. Faça o download duma versão em PDF deste tutorial a partir do link abaixo:

Leia mais sobre o QGIS nos seguintes tutoriais e artigos:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

9 Comentário

  1. Olá Anderson, muito boa essa função, a única limitação que vi é que, quando você volta para editar o campo novamente, a fórmula não está mais lá e é preciso digitar novamente. Mas, de novo, uma ótima função.
    Obrigado por mais essa.

  2. André Leonardo Bortolotto Buck disse:

    Bom dia Anderson,

    estou trabalhando com edição de linhas e polígonos no QGIS, inseri um campo de área e comprimento na tabela de atributos e utilizei a calculadora de campos, funcionou perfeitamente.

    gostaria de saber se existe uma maneira de configurara a atualização automaticamente de área e comprimentos quando crio uma nova feição.

    Att.

    André Leonardo Bortolotto Buck

  3. Já encontrei meu erro. Eu copiei a expressão e colei na calculadora de campo. Por isso que o QGIS não estava reconhecendo o campo dens_pop11. Deveria ter ido na opção CAMPOS E VALORES, localizado na lista de funções da calculadora de campo e selecionar o campo dens_pop11. Depois que fiz isso, deu tudo certo.

  4. Olá Anderson, também não consegui completar a atividade. A informação que o QGIS passa é que a coluna dens_pop11 não foi encontrada. Verifiquei as aspas e está tudo certo.

  5. Olá,
    Muito bom o tutorial, contudo não consegui reproduzi-lo. Quando entro com a expressão dá que a mesma é invalida? será que fiz alguma coisa errada ou estou deixando passar algo?
    Obrigado

  6. Ola pessoal,

    EU estive procurando algo similar em http://gis.stackexchange.com/questions/77740/select-expression-and-field-calculator-in-one-step-with-qgis

    vc sabe como fazer isso???

    Obrigado, Sergio

    Sergio Ibarra Espinosa
    Doutorando em Meteorologia
    Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
    Universidade de São Paulo
    Rua do Matão, 1226
    Cidade Universitária
    São Paulo-SP – Brasil –
    05508-090
    +55-11-986-713-521
    Skype: sergio_ibarra1
    Blog: http://www.sergioibarra.blogspot.com

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. QGIS – Calculadora de Campos: Uso de Expr...
  2. QGIS - Calculadora de Campos: Uso de Express&at...

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*