QGIS: Como converter Dados Textuais em Valores Numéricos

QGIS: Como converter String em Valores Numéricos

Frequentemente recebemos e-mails com dúvidas de usuários do QGIS que estão tendo problemas ao gerar seus mapas temáticos quantitativos pois o programa não reconhece os números da tabela de atributos. Neste tutorial vamos ensinar como fazer a conversão de dados do tipo string (texto) para dados numéricos.

COMO SABER SE UM CAMPO TEM DADOS DE TEXTO OU NÚMERO

Entendamos o seguinte: Quando vamos tentar gerar um mapa temático no QGIS (do tipo graduado) e o campo onde os dados dos números estão armazenados não aparece na lista de campos disponíveis, em geral o motivo é que aquela coluna não está sendo lida como campo numérico, mas sim textual.

DICA: É bem fácil de identificar se um campo está sendo interpretado como texto (string) ou numérico. Colunas com dados textuais ficam com o conteúdo alinhado à esquerda e colunas com dados numéricos, ficam alinhadas à direita.

Na imagem abaixo (clique nela para ampliá-la) temos 1 (um) campo alinhado à direita, o campo ID. Ou seja, ele é numérico. Os demais campos são do tipo textual e por isso estão alinhados à esquerda.

Mas você percebeu como está o campo TAXA_2018? Embora ela represente um dado numérico (decimal) ele está sendo lido como sendo texto. Veja que ele está alinhado à esquerda. Nesta condição ele não pode ser usado para criar mapas temáticos quantitativos.

QGIS: Como converter Dados Textuais

Entendeu o problema que temos que resolver? Há mais de uma forma de corrigir isso. Aqui vamos ensinar uma das maneiras mais simples. Este método envolve o uso da calculadora de campos.

CONVERSÃO DE STRING PARA NÚMEROS NO QGIS

Para começar: Coloque a camada em modo de edição. Você pode fazer isso, por exemplo, clicando sobre ela com o botão direito do mouse e escolhendo a opção “Alternar edição”.

Depois, abra a tabela de atributos e acione a Calculadora de campo. A imagem abaixo ilustra o ícone, que pode ser encontrado tanto dentro da própria tabela e também na barra de ferramentas do QGIS.

Abrindo a Calculadora de Campos no QGIS

Quando a calculadora for aberta, vamos seguir os seguintes passos simples:

  • Passo A: Crie um novo campo, com um nome diferente (neste exemplo usei TAXA_18). Ele deve ser do tipo numérico (inteiro ou decimal, dependendo dos seus dados) e com o comprimento de campo e precisão adequados para seus dados representados no campo que está como texto.
  • PASSO B: Na lista de funções, navegue para Campos e Valores e procure a coluna com os dados originais. Neste caso é o campo TAXA_2018. Dê um duplo clique.
  • PASSO C: O nome da coluna selecionada aparecerá no quadro de expressões. Para finalizar, clique em OK.

Calculadora de Campos: Como converter Dados Textuais em Valores Numéricos

O resultado da operação está exemplificado na imagem abaixo (clique nela para ampliá-la).

Note que agora temos um campo com os dados sendo lidos em formato de números decimais, que poderão ser usados no mapeamento quantitativo dessa variável.

QGIS: Como converter Dados Textuais em Valores Numéricos

Logicamente, caso o usuário ache interessante, poderá excluir o campo original que está com dados textuais.

Simples, não é? Mas muito útil. O que você achou desta dica? Deixe seus comentários.

Confira também as seguintes dicas de uso do QGIS:

Depois eu vou preparar alguns materiais ensinando outras formas de realizar a mesma atividade que vimos neste tutorial. Ok?

Muitas novidades estão sendo preparadas para este ano aqui no nosso site. Aguarde e confie!

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Sobre Anderson Medeiros 984 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

5 Comentário

  1. Marcos Paulo disse:

    Obrigado Anderson. Simples, preciso e eficiente, como sempre!

  2. GERALDO FABIO E. RABELO disse:

    Caro Anderson,
    Tenho precisão urgente de aprender GIS do principio. Porem esta difícil de escolha de horários e tempo livre.
    O que me recomenda.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*