Quantum GIS: 4 Características Notáveis!

O Quantum GIS (QGIS) é um dos meus softwares livres para Sistemas de Informação Geográfica (SIG) favoritos e sei que muitos outros, profissionais e estudantes, da área de Geotecnologias também têm apreciado os avanços que tornam o QGIS um programa cada vez mais robusto e confiável. Nesta matéria vou enumerar algumas de suas características que considero mais notáveis.

Conto desde já com seus comentários para ampliarmos essa lista sobre o que torna um QGIS um aplicativo tão atraente.

1. INTERFACE GRÁFICA AMIGÁVEL

A plataforma na qual o QGIS foi construído contribui muito para que ele tenha uma das mais amigáveis e intuitivas interfaces. Tudo muito bem organizado. Por exemplo, na imagem abaixo, é difícil identificar quais ícones são utilizados para salvar alterações no projeto, criar um documento em branco ou aplicar zoom ao mapa?

Interface

A localização dos menus seguem critérios lógicos, por assim dizer, o que facilita que o usuário encontre o recurso desejado.

2. SUPORTE À INÚMEROS FORMATOS DE DADOS GEOGRÁFICOS

Este fator sempre me chamou à atenção no Quantum GIS. Se não me engano, meu primeiro contato com ele foi devido à necessidade de um programa que pudesse ler os formatos nativos do programa comercial MapInfo, tais como o TAB (.tab). O QGIS atendeu essa demanda de forma excelente.

Hoje são inúmeros os formatos de dados geográficos suportados, tanto no formato vetorial como matricial. A imagem abaixo dá uma ideia das opções para o caso de dados vetoriais. Note como a lista é extensa.

Formatos de Dados Geográficos

3. COMPLEMENTOS PODEROSOS

O QGIS já apresenta um interessante conjunto de ferramentas nativas para operações de Geoprocessamento e análise espacial, mas suas funcionalidades podem ser extendidas de forma exponencial através de plugins, que em sua maioria são desenvolvidos com a linguagem python.

Plugin Python

Por exemplo, um dos módulos que mais vem ganhando destaque é a extensão Sextante, um conjunto de algorítmos que fornecem robustas ferramentas para análise espacial e tratamento da informação geográfica.

Já publiquei aqui no blog algumas dicas sobre como trabalhar com esses complementos no ambiente do QGIS. Veja algumas:

4. ASPECTOS EXTERNOS AO SOFTWARE

O inteiro projeto Quantum GIS é fascinante e tornam o QGIS uma das melhores opções no que se refere à softwares de SIG. Isso inclui também os aspectos externos ao programa computacional em sí.

Para exemplificar, considere os seguintes fatores comentados em outras postagens aqui no blog:

Estes são apenas 4 (quatro) dos aspectos que mais me chamam a atenção no Quantum GIS e fazem com que ele seja o eleito como programa oficial de SIG em boa parte do projetos na área de Geotecnologias dos quais participo.

O que você acha? O que acha notável no Quantum GIS? Deixe seu comentário.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

8 Comments on “Quantum GIS: 4 Características Notáveis!”

  1. Rafael Nágem disse:

    O QGIS versão do QGIS 2.0, pra mim, perdeu a sua interface intuitiva. Ainda mais quando resolveram mudar as formas dos ícones já conhecido pelos usuários. Praticamente é a mesma coisa, mas eu acho que deveria continuar com o mesmo ícones.

    1. Rafael, como vai?
      Agradeço pelo comentário. Creio que com o passar do tempo, com o costume, vamos voltar a considerar ele intuitivo.
      Abraço!

      1. Rafael Nágem disse:

        É porque o QGIS até 1.8, os coloridos dos ícones das ferramentas me apresentaram mais facilidade de aprendizagem. Enquanto no QGIS 2.0, os mesmo ícones ficam com cores parecidas, formas diferentes. Pra quem começou começou trabalhar no 1.8, como eu, o jeito é se acostumar mesmo.

  2. Selma Arruda disse:

    Anderson Medeiros, bom dia! Afinal já são mais de 03:00 da manhã do dia 20/11/11. Estou tentando encontrar o tutorial do Qgis e foi assim que cheguei na sua pagina, você poderia me encaminhar esse tutorial por e-mail? Se você puder, ficarei muito agradecida e desde já queria deixar meus parabéns pelo seu trabalho, por dividir conhecimento e proporcionar que ele seja multiplicado.

  3. Trata-se de um trabalho muito extenso. Principalmente pela velocidade das atualizações das versões do QGis.
    Muito louvável o esforço do pessoal.
    Uma hora destas a gente vai ter um manual inteiramente em português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *