Quantum GIS 1.7.4: Guia do Usuário em Português

Quantum GIS 1.7.4: Guia do Usuário em Português

Foi com grande prazer que em 26 de maio de 2012, foi lançado oficialmente a primeira versão em português do guia do usuário do Quantum GIS 1.7.4. O manual está disponível para download no formato PDF e conta com 291 páginas, variadas seções e inclui um tópico especial nomeado “Usando Complementos Externos”. Veja mais detalhes sobre esse material.

Este manual do usuário em português é baseado na versão original em inglês, porém com “cara brasileira”, pois foi construído com quase a totalidade das telas de trabalho baseadas na interface do programa em português . Mais do que isso, trás consigo um novo banco de amostra com bases vetoriais e raster, que tornam ainda mais familiar o aprendizado ao usuário de idioma português.

COMUNIDADE QUANTUM GIS BRASIL

A comunidade de usuários do Quantum GIS vem se fortalecendo aqui no Brasil, desde a criação do projeto QGISBrasil, em 2005.

Manual do Usuário do QGIS 1.7.4 em Português

A comunidade, que é organizada por Arthur Nanni, já possui mais de 210 membros cadastrados, que mantém contato através do grupo de discussão oficial. Recomendamos acessar os seguintes links:

DOWNLOAD DO GUIA EM PORTUGUÊS DO USUÁRIO QGIS 1.7.4

Conforme expresso na postagem oficial de lançamento, o manual do QGIS em português “marca o aniversário de 2 anos da comunidade QGISBrasil e é, com certeza, o fruto de maior significância dessa caminhada inicial”. Clique no link abaixo para fazer o download.

  • [download id=”8″]

Como já mencionado, também está disponível o conjunto de dados geográficos em diferentes formatos e que podem ser utilizados na execução dos exemplos indicados no manual. Para baixar os arquivos, clique no link abaixo.

  • [download id=”9″]

Recentemente publiquei uma dica sobre uma apostila elaborada por uma equipe do INCRA sobre produção de mapas temáticos no Quantum GIS. Ela pode ser útil em seus estudos também. Acesse:

Com certeza toda a comunidade está de parabéns, principalmente aqueles que tiveram participação ativa em gerar esse produto com tanta qualidade e que com certeza ajudará muitas pessoas. Muito obrigado pelo esforço empreendido.

E você? O que acha dessa iniciativa coletiva de preparar o guia do usuário do Quantum GIS em português? Deixem seus comentários sobre isso e o que achou do manual.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

16 Comentários


  1. Bom dia, você tem algum material da utilização do Qesg sobre o Qgis? Obrigada

    Responder

  2. Bom dia Anderson, tenho os pontos já especializados no Qgis 2.4, e preciso construir o polígono que represente a área, para posteriormente salvar em shapefile e transferir para o car.

    Achei um tópico que fala sobre como fazer,instalando um plugin phyton, ocorre que a interface do qgis 2.4 não é a mesma do tópico.

    Agradeço a ajuda,

    André

    Responder

  3. acabo de adquirir o tutorial de QGIS, pretendo saber usar o programa com perfeição.
    sugiro que se componham alguns tutores em audio e videos para facilitar a aprendizagem.

    Responder

  4. Baixei e instalei o QuantumGIS 1.7.4, com a finalidade de transformar arquivos DWG em Shapefile, para fins de preenchimento do CAR – Cadastro Ambiental Rural.
    Gostaria de receber o Manual do programa, ou, se for necessário, e dependendo do custo, o curso online.
    Aguardo resposta.
    ATT. GERALDO.

    Responder

    1. Geraldo,
      O Quantum GIS não oferece suporte ao formato DWG. Sugiro que converta ele para DXF e assim poderá converter para shapefile.
      O manual do programa está disponível nesta postagem. Fique atento aos links.
      O curso online de QGIS não tem turmas previstas no momento. Continue acompanhando nosso site para saber de novas turmas.
      Abraço!

      Responder

  5. Comunidade, gostaria de saber se já está disponível o Manual de Quantum GIS 1.8, em Portugues.

    Responder

  6. Obrigada Anderson por toda a valiosa informaçao
    desculpe o portugues mas sou uruguio
    quería perguntar por algum material uo artigo onde ler sobre como adicionar ao qgis um enderço de onde o programa possa baixar informaçao aster2 gdem, sou nativo de arcview3 e estou tentando saber mais sobre bd na nuvem, se e que e esse o termo correto. O global mapper tem um linck incorporado (http://asterweb.jpl.nasa.gov/gdem.asp) que automáticamente faz download do rester correspondente as coordenadas da vista no momento, quería faser o mesmo no qgis. Se e posivel, e se tem algum material pra ler, sería de ajuda
    Desde ja muito obrigada e igualmente as ordems
    Salud!
    Edwin

    Responder

  7. Anderson,

    Duas pequenas correções:

    – Por favor, retire o “liderada” de antes do meu nome, pois todos atuam da mesma forma na comunidade, eu apenas gerencio o espaço.
    – Se puder atualize o link para o site da comunidade – http://qgisbrasil.org

    Parabéns pelo post e por sua dedicação ao tema.
    Abs

    Responder

  8. Boa dica, começamos a semana bem. Vou separar um tempo aqui para montar uma coletânea de tutorias do Quantum GIS do seu blog… Talvez eu divulgue na comunidade Quantum GIS Brasil. Esse SIG veio pra ficar.

    Responder

    1. Obrigado Jorge. Por sinal, essa semana vou fazer umas atualizações em alguns tutoriais antigos, inclusive do QGIS.
      Realmente começamos a semana bem. Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *