Como instalar o QGIS 2.4 Chugiak no Windows

Cada vez mais o QGIS ganha espaço no mercado de Geotecnologias como um dos mais completos programas de Geoprocessamento. O que chama a atenção dos usuários não é apenas o fato dele ser gratuito, mas sim sua qualidade e grande leque de recursos disponíveis. Neste tutorial você aprenderá como fazer a instalação do QGIS, do modo básico e completo.

INSTALAÇÃO DO QGIS: BÁSICA E COMPLETA

Você sabia que o QGIS oferece dois tipos de instalação? Há uma básica, indicada para usuários iniciantes e que não oferece todos os recursos do programa de forma imediata (mas que pode ser configurada para tal).

A outra possibilidade, que chamaremos aqui de instalação completa, é feita através de um instalador diferenciado, que instala, compila e configura o QGIS, suas bibliotecas e suas demais programas a ser utilizados (GRASS, OrfeoToolBox, SAGA GIS, etc).

Neste tutorial vamos aprender os dois modos, começando pelo modo básico. Embora aqui será demonstrado no Windows, na página de download há como baixar para outros sistemas operacionais.

INSTALAÇÃO BÁSICA DO QGIS

Acesse a página de download do QGIS e baixe o arquivo “para novos usuários”, compatível com seu sistema operacional.

Site do QGIS

Depois de baixar o arquivo, execute-o e quando se abrir uma janela semelhante a mostrada abaixo, clique em Próximo.

Como instalar o QGIS no Windows

Após “ler” e concordar com os termos de uso do programa, clique em “Eu concordo”.

Como instalar o QGIS no Windows

Na próxima etapa é possível baixar dados de exemplo (North Carolina Data Set, Sourth Dakota e Alaska Data Set) que são opcionais. Caso queira fazer o download deles, marque também as quadriculas correspondentes, se não, basta clicar em Instalar.

Como instalar o QGIS no Windows

Aguarde então o QGIS instalar seus componentes.

Como instalar o QGIS no Windows

Por fim, clique em Terminar e encerre o processo.

Como instalar o QGIS no Windows

Abra o QGIS e comece logo a trabalhar com este amigável software de SIG.

Como instalar o QGIS 2.4 Chugiak no Windows

Agora vamos aprender a fazer a instalar o QGIS em seu módulo completo.

INSTALAÇÃO COMPLETA DO QGIS (VÍDEO)

Acesse a página de download do QGIS e baixe o arquivo “para usuários avançados”, compatível com seu sistema operacional.

QGIS

Depois de baixar, siga o passos mostrados no vídeo abaixo (baseado no QGIS 2.2).

Deixem seus comentários. Em breve teremos novos tutoriais e matérias com QGIS em foco.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

16 Comentários


  1. Recomendo também instalar o pacote MSYS, que está em Commandline_Utilities, pois quando fui usar o grass7 num arquivo raster deu erro na localização da pasta msys. No mais, muito útil o tutorial, muito obrigada!

    Responder

  2. Eu cliquei para fazer dowload, porem a versao disponivel do qgis é 2.14.1, como baixo versao mais recente?

    Responder

  3. No site http://www.diva-gis.org/gdata consegui obter informação sobre Angola nomeadamente area administrativa, rios, estradas, caminhos de ferro e um ficheiro chamado Gazetter. Este ficheiro, um dbf, tem as localidades de Angola.

    Como ainda sou um novato neste software (instalei a versão do Quantum Gis 2.2) gostaria de saber como posso adicionar/associar o ficheiro referente aos locais de modo a poder visiuná-los no mapa.

    Já fiz a tentativa de abrir o ficheiro dbf através do Excel e depois converté-lo para .CSV mas até agora não consegui nada.

    Se alguém me poder dar umas dicas de como proceder, desde já agradeço

    Responder

  4. Quero abrir o trabalho no Qgis, mas ele da essa resposta..shp não é uma fonte de dados reconhecida. o que eu faço?

    Responder

  5. Olá, tudo bem?
    peço ajuda, pois também sou iniciante no qgis, e gostaria de saber se existe alguma outra versão mais recente em português?
    e se esse link para o 1.6 Capiapó, ainda é válida?
    abraço, agradecida

    Responder

  6. Responder

  7. Andreson,
    Parabéns pelo Blog!
    Peço sua ajuda: sou iniciante em GIS e estou tentando entender e aprender o QGIS, gvSIG e TerraView. Meus propósitos são simples: visualisar informações estatiscas de forma “espacial”. Para isso tenho varios arquivos em Access sobre temas diversos e gostaria de ligar as informações as localidades (cidades e estados inicialmente e posteriormente a endereços) Ate agora so usei uns arquivos shp baixados do IBGE. Como faço para editar as tabelas dbf de forma a incluir as minhas informações e poder usalas no QGIS? Todas as tentativas que fiz resultaram em que o programa não reconheceu mais as tabelas.
    Um grande abraço! Ricardo,

    Responder

    1. Ricardo,
      Se entendi direito o problema acho que pode ser contornado criado um ID comum, que será usado como “chave primária” para unir as duas tabelas. Coloque-as no mesmo formato (DBF). Qualquer problema de avise, ok?
      Abraço!

      Responder

  8. Ok – Senhor Anderson,
    Depois de ter uma formação em Quantum GIS em Francês, quero agora materializa-lo na minha língua Portuguesa desde ANGOLA. Espero ter voces como meus monitores e facilitadores nas minhas dificuldades cotidianas no uso deste software.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *