Agricultura Familiar e Softwares Livres de Geoprocessamento

Agricultura Familiar e Softwares Livres de GeoprocessamentoO leque de aplicações das tecnologias do Geoprocessamento é realmente muito amplo. Umas das áreas beneficiadas pelas Geotecnologias é a agricultura familiar. Nesta matéria irei indicar a leitura de um artigo onde é apresentada uma proposta metodológica para este nicho de aplicação do Geoprocessamento, apoiando-se em softwares livres robustos como o QGIS e o PostgreSQL com sua extensão espacial PostGIS.

E-BOOK CAMPINA GRANDE HOJE E AMANHÃ

Juntamente com diversos outros autores, tive a oportunidade de participar da construção do livro “Campina Grande hoje e amanhã”, que também está disponível em formato digital (e-book).

GEOPROCESSAMENTO E AGRICULTURA FAMILIAR

Esta publicação é composta por uma coletânea de textos, onde um deles tem o objetivo principal de expor a proposta de uma metodologia a ser utilizada no desenvolvimento de uma aplicação computacional, com base em técnicas de Geoprocessamento, para apoiar o gerenciamento das atividades voltadas à agricultura familiar sustentável na região do município de Campina Grande, Estado da Paraíba, onde moro.

E-book “Campina Grande hoje e amanhã”

No tocante às ferramentas computacionais baseadas em uma estrutura de software livre que atenda aos critérios e demandas mencionadas no ao longo do artigo, o destaque é dado ao QGIS e ao PostgreSQL com sua extensão espacial PostGIS.

Proposta metodológica para utilização de recursos das geotecnologias para atividades de agricultura familiar no município de Campina Grande/PB

A partir da pesquisa bibliográfica e dos materiais e métodos que podem ser empregados num projeto para agricultura familiar sustentável, foi possível observar que as técnicas de Geoprocessamento têm uma grande importância na gestão municipal, auxiliando na aquisição, na organização, na manipulação e na visualização dos dados envolvidos.

DOWNLOAD DO E-BOOK “CAMPINA GRANDE HOJE E AMANHÔ

Para ler o artigo na íntegra, faça o download da versão eletrônica do livro “Campina Grande hoje e amanhã” e veja o conteúdo das páginas 57 – 65.

O trabalho tem como autores os tecnólogos em Geoprocessamento Anderson Maciel Lima de Medeiros e Julie Eugenio da Silva Francisco Medeiros.

O que acharam do artigo? Aguardo seus comentários. Não deixe de ler as seguintes matérias para ampliar seu conhecimento sobre Geoinformação:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *