Projeto GEOTutoriais

Projeto GEOTutoriaisAtualmente há um grande número de blogs sobre Geotecnologias que assim como este site que você está lendo publicam artigos, dicas e tutoriais sobre Geoprocessamento e suas tecnologias. Neste contexto, é interessante notar que muitos profissionais da área de Geoinformação produzem regularmente materiais para este nicho, mas por motivos diversos não têm como disponibilizar este conteúdo para comunidade. Pensando nisso nasce o projeto GEOTutoriais.

O QUE É O PROJETO GEOTUTORIAIS

A ideia do projeto GEOTutoriais é bem simples. A partir de agora estamos abrindo um espaço mais amplo para que os interessados possam publicar seus próprios tutoriais aqui em nosso site. Ou seja, estamos convidando você que produziu algum material instrucional que ensine como trabalhar com algum software livre para Geoprocessamento a publicar um Guest Post!

GEOTutoriais

O que é um Guest Post? Em uma tradução livre podemos dizer que significa um “Post Convidado”, e em nosso projeto trata-se de um tutorial preparado por um autor que se ofereça para publicá-lo aqui em nosso site.

Já publicamos um primeiro tutorial deste tipo, elaborado pelo Hélder Gramacho dos Santos, onde ele ensinou como reclassificar dados raster com a extensão Sextante e módulo GRASS, no Quantum GIS (QGIS).

Por que participar do GEOTutoriais: Participando do projeto você estará dando sua contribuição para a inteira comunidade de Geotecnologias. Estará também divulgando seu trabalho. Bons tutoriais em geral refletem o bom conhecimento por parte do autor e isso pode gerar boas oportunidades para os que participarem enviando seus materiais. Na postagem onde será publicado o tutorial haverá um parágrafo introdutório onde constará informações sobre o autor, nos moldes do texto usado na postagem citada acima.

COMO PARTICIPAR DO GEOTUTORIAIS

Qualquer estudante ou profissional pode enviar seus tutoriais sobre uso de softwares para Geoprocessamento em suas várias facetas (SIG, webmapping, banco de dados geográficos, tratamento de dados de GPS, processamento digital de imagens, etc).

O material deve ser enviado para o e-mail contato@andersonmedeiros.com. No campo assunto escreva GEOTutoriais, afim de facilitar a identificação da mensagem. No corpo deve constar seu nome completo e-mail para contato, se for o caso o endereço do site ou blog e resumo do conteúdo do tutorial de até 6 linhas.

Pode ser um passo à passo sobre uso tanto de ferramentas open source(QGIS, gvSIG, Kosmo, uDig, MapServer, TerraView, PostGIS, GeoServer…) como também de proprietárias (ArcGIS, MapInfo, SuperGIS, ENVI…).

Fiquem atentos às seguintes normas para publicação:

  • Os tutoriais devem estar escritos em português;
  • Serão aceitos para publicação apenas materiais de sua autoria ou traduzidos por você;
  • Em caso de traduções deve ser informado o endereço onde o trabalho original está publicado e o nome de seu autor;
  • O tutorial não deve conter publicidade não contratada (publieditorial) de empresa alguma;
  • Os tutoriais podem ser em formato de texto (com imagens ilustrativas), em vídeo ou outro formato compatível com a plataforma deste site;
  • O tutorial deverá ser inédito naquele formato de publicação (pode-se, por exemplo, publicar no GEOTutoriais em formato de vídeo e noutro local em PDF);
  • Todos os tutoriais serão avalidados antes de publicados, podendo o autor deste site vetar os mesmos de participar do projeto;
  • O autor será informado por e-mail do aceite e publicação do material enviado.

Alguma dúvida? O que acharam do projeto GEOTutoriais? Têm alguma sugestão? Participem também através de seus comentários e não deixem de enviar seus tutoriais!

OBS: Note que o objetivo do projeto é publicar TUTORIAIS.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comentários


  1. Tem limite de páginas, tamanho?
    Tenho aquele tutorial que fiz pra dar aulas pra UFRA, será que serve? até mandei pra vc ver uma vez 😉

    Responder

      1. Vou reenviar, mas acho que vai ter que corrigir algumas coisas inda!

        Responder

  2. PREZADO ANDERSON
    BOM DIA
    O USO DAS GEOTECNOLOGIA EM PARTICULAR AS LIVRES CADA DIA ESTA SINDO UTILIZADOS EM DIVERSOS PAISES DO MUNDO, E SERIA MUITO INTERESSANTE AINDA QUE PARA CONTINUAR ESPALHANDO OS CONHECIMENTOS A TODOS OS USUARIOS EM GERAL, AS DICAS, ARTIGOS E MANUAIS ENTRE OUTROS SEJAM TAMBEM FEITOS EM DIFERENTES LINGUAS (ITALIANO, ESPANHOL ALEM DO PORTUGUÊS), DESTA FORMA CONTINUAR UNIVERSALIZANDO AS APLICAÇOES DE DOS MULTIPLES SOFTWARES LIVRES.
    SABE ESTIVE TRATANDO DE FAZER O DOWNLOAD DO TERRAVIEW 4.1 (VERSÃO PORTABLE) E O LINK ESTA BLOCADO, GOSTARIA SABER SE VC POSTOU OUTRO LINK PORQUE ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSE SOFTWARE. EU PARTICULARMENTE TENHO MUITO INTERESSE NO USO E O ESPALHAMENTO DOS SOFTWARES LIVRES DENTRO DA COMUNIDADE GEOGRAFICA E EM GERAL.
    HÁ UMA DATA LIMITE PARA PARTICIPAR DO PROJETO GEOTUTORIAIS ???

    AGORA JÁ ESTA DISPONIVEL O TERRAVIEW 4.2.1 E O SPRING 5.2.1 (VERSÃO DESTOK) DESDE O SITE DO INPE.
    TALVEZ A NOVA VERSÃO PORTABLE DO TERRAVIEW 4.2.1 E O SPRING 5.2.1 SIM MERECESSE UMA POSTAGEM PROSSIMAMENTE.
    TALVEZ VOCÊ OU SEUS PARCEIROS TEM A INTENÇÃO DE FAZER UMA NOVA VERSÃO PORTABLE DOS SOFTWARE TERRAVIEW 4.2.1 E O SPRING 5.2.1 PROSSIMAMENTE ?????.

    PARABENS PELA INICIATIVA.

    ATÉ A PROSSIMA E BOA SEMANA PRA VC.

    Responder

    1. Olá Anne, como vai?
      Não há prazo limite estipulado para participar do projeto GeoTutoriais. Fico aguardando sua contribuição.
      Quanto ao download do TerraView vou verificar com o desenvolvedor o que ele diz à respeito.
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *