Produção de Mapas Interativos em CD-ROM

Há alguns dias um leitor do blogentrou em contato comigo via e-mail perguntando sobre como proceder para geração mapas interativos que deveriam funcionar como um Atlas em CD-ROM. Achei esse um assunto interessante para ser postado aqui no Blog.

Bem, como vocês bem sabem o desenvolvimento de aplicações Webmapping (mapas interativos para internet) usando ferramentas tais como MapServer e similares exige a instalação e configuração do programa e de uma série de bibliotecas, o que é bem mais complicado (pra não dizer quase impossível) à nível de CD-ROM.

Como resolver esse problema?

Ao responder o e-mail mencionado acima indiquei o Alov Map na versão applet, pois o mesmo não exige instalação. Os únicos requisitos são a gravação do applet do Alov Map no CD e que no computador do usuáro final esteja instalada a máquina virtual JAVA.

O Alov Map é um software livre que possibilita a construção de mapas interativos básicos, cuja configuração é feita praticamente através de arquivos na linguagem XML.

Apesar do site oficial do Alov Map estar fora do ar há algum tempo, disponibilizei o arquivo do applet neste endereço. Mais informações sobre o programa, inclusive a documentação oficial (em inglês) estão disponível neste link ou nestas postagens.

Espero ter ajudado, ou ajudar no futuro com essa postagem mais pessoas que tenham de atender a este tipo de demanda.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

2 Comentários


  1. Gostei muito da proposta do blog. Tenho bastante interesse na área de softwares livres de geoprocessamento.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *