Produção de Mapas Interativos em CD-ROM

Há alguns dias um leitor do blogentrou em contato comigo via e-mail perguntando sobre como proceder para geração mapas interativos que deveriam funcionar como um Atlas em CD-ROM. Achei esse um assunto interessante para ser postado aqui no Blog.

Bem, como vocês bem sabem o desenvolvimento de aplicações Webmapping (mapas interativos para internet) usando ferramentas tais como MapServer e similares exige a instalação e configuração do programa e de uma série de bibliotecas, o que é bem mais complicado (pra não dizer quase impossível) à nível de CD-ROM.

Como resolver esse problema?

Ao responder o e-mail mencionado acima indiquei o Alov Map na versão applet, pois o mesmo não exige instalação. Os únicos requisitos são a gravação do applet do Alov Map no CD e que no computador do usuáro final esteja instalada a máquina virtual JAVA.

O Alov Map é um software livre que possibilita a construção de mapas interativos básicos, cuja configuração é feita praticamente através de arquivos na linguagem XML.

Apesar do site oficial do Alov Map estar fora do ar há algum tempo, disponibilizei o arquivo do applet neste endereço. Mais informações sobre o programa, inclusive a documentação oficial (em inglês) estão disponível neste link ou nestas postagens.

Espero ter ajudado, ou ajudar no futuro com essa postagem mais pessoas que tenham de atender a este tipo de demanda.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Sobre Anderson Medeiros 988 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Fico feliz por você ter gostado do Blog. Não deixe de ficar atento às novidades.
    Essa semana teremos mais matérias publicadas aqui.

  2. Wagner Moraes disse:

    Gostei muito da proposta do blog. Tenho bastante interesse na área de softwares livres de geoprocessamento.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*