Instalação do PostgreSQL 8.4 com PostGIS 1.5

Um dos primeiros tutoriais publicados por nosso site foi sobre a instalação do PostgreSQL 8.1 com a extensão espacial PostGIS (em 2008). O presente tutorial é na verdade uma atualização do material citado acima, onde veremos como instalar o PostgreSQL 8.4 e PostGis 1.5. A ênfase será em especial na fase de instalação da extensão PostGIS. O material também estará disponível para download.

COMO INSTALAR O POSTGIS NO POSTGRESQL

1° PASSO: INSTALE O POSTGRESQL

Para baixar o PostgreSQL 8.4 acesse a seção de downloads na página oficial, escolha o sistema operacional adequado e baixe o arquivo.

A instalação do PostgreSQL não tem mistério, por assim dizer. Você terá apenas que executar o instalador e durante a configuração fornecer um nome de usuário e senha.

PostgreSQL

2° PASSO: INICIE O APPLICATION STACK BUILDER

Quando a instalação do PostgreSQL é concluída o programa já oferece a opção de se iniciar o Application Stack Builder, que oferece a possibilidade de instalação de diversas extensões, inclusive o PostGIS.

Caso você já tenha fechado a tela de instalação do PostgreSQL, você pode inicializar o Application Stack Builder através do menu:

  • Iniciar → Application Stack Builder conforme a figura abaixo.

Instalação do PostgreSQL

3° PASSO: INSTALE O MÓDULO GEOGRÁFICO POSTGIS

A janela aberta a seguir será usada para se instalar o PostGIS, escolha a opção PostgreSQL 8.4 on port 5432. Clique em NEXT.

Instalação do PostgreSQL

Após ele apresentar a lista de aplicações disponíveis escolha a opção mostrada na janela abaixo (PostGIS 1.5 for PostgreSQL v1.5.0).

Instalação do PostgreSQL

Na próxima etapa escolhemos de que repositório será feito o download da aplicação. Neste exemplo, escolhi Brasil.

Instalação do PostgreSQL 8.4 com PostGIS 1.5

A partir de agora se inicia a instalação do PostGIS propriamente dito, siga o passo a passo das janelas a seguir, repetindo a mesma senha utilizada antes na instalação do PostgreSQL. Nesta fase escolha “I Agree“.

Como instalar o Módulo PostGIS no PostgreSQL

Clique em “Avançar” nas janelas a seguir.

Como instalar o Módulo PostGIS no PostgreSQL

Como instalar o Módulo PostGIS no PostgreSQL

Como instalar o Módulo PostGIS no PostgreSQL

Como instalar o Módulo PostGIS no PostgreSQL

Aguarde o download dos devidos pacotes que compõem o PostGIS 1.5.

Instalação do PostgreSQL 8.4 com PostGIS 1.5

Pronto! O PostGIS 1.5 está instalado e você pode começar a usar o que há de mais moderno e completo em extensão espacial para Sistemas Gerenciadores de banco de Dados (SGBD).

Faça o downlaod da versão PDF deste tutorial:

Leia também as seguintes dicas relacionadas com nosso tema de hoje:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Sobre Anderson Medeiros 984 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

13 Comentário

  1. Fernandes Souza disse:

    Anderson, na boa cara, uma dica sobre seu site/blog que é a seguinte: Por favor, coloque data de publicação (e atualização quando ocorrer) para os seus posts/artigos, pois muitas vezes eu paro no seu site (que é interessante e abrangente sobre a área) mas fico meio perdido por não ter uma data da postagem como referência, para saber se o post é atual ou não. E mais, sobre os comentários, eles não aparecem com a data que as pessoas postaram tais comentários. Fica a dica (e o pedido!). Ah, e parabéns pelo conteúdo e disposição em ajudar.

    • Oi Fernandes, tudo bem?
      Na verdade isso não foi uma escolha nossa, mas um problema na edição do template do site.
      Um lado positivo é que isso (sem datas) ajuda para que o site seja melhor localizado nos motores de busca. Descobri isso depois que ocorreu o erro na edição do template do layout.
      Agradeço sua sugestão.
      Um abraço!

  2. Estou com duvida de importação de dados de uma tabela que tenho acesso pelo PostgreSQL 1.8 para o QGIS.

    Primeiramente quero expor o ex. do trabalho em execução: Tenho o arquivo shp contendo poligonos com atributo “códigos”, sendo que estes “códigos” são os mesmos referenciado a uma coluna de tabela de banco de dados. Agora a duvida é se o QGIS importa os dados da tabela desse banco de dados externo pela conexão Postgis, para que depois eu consiga fazer a relação dos polígonos com esses novos atributos.

    Se alguém puder disponibilizar algum artigo sobre esse assunto. Será que devo usar algum plugin como o “postgisquery editor”?

  3. O link para o tutorial não esta funcionando.

  4. Olá Anderson! Parabéns pelo blog! Muito bom, com várias dicas maravilhosas! Estou iniciando um projeto e aprendizado com as tecnicas de geoprocessamento e visitar seu blog é minha referência. Assim como Pedro também gostaria de ver o tutorial para utilização do o Postgres 9.1 com o Postgis na versão 2.0.

    • Kenia,
      Você teve alguma dificuldade específica?
      Vou fazer o possível para disponibilizar um material sobre isso aqui no site. Enquanto isso, dá uma olhada na internet que acho que já vi algo sobre isso. Ok?
      Abraço!

  5. Françoes da Silva Pereira disse:

    Andreson, não estou conseguidno ter acesso ao conteudo deste tópico, PDF ou modo online. Os link levam de volta a pagina inicial. E quanto ao pedido do Pedro, também estou ansioso para ver esse conteudo.

    Parabens pelo trabalho.

  6. Pedro Ferreira disse:

    Bom dia Anderson!
    Como sabes, o Postgres já vai na versão 9.1 e, recentemente, o Postgis na versão 2.0. Poderás fazer um tutorial para estas versões, dando preferencia a utilizadores Ubuntu, como eu? rsrsrsrsrs
    Um abraço,
    Pedro

    • Anderson Medeiros disse:

      Olá Pedro, tudo bem?
      Farei sim. Está semana estamos migrando o blog para um novo endereço. Quando estivermos lá, provavelmente este tutorial que você está pedindo será um dos primeiros a ser publicados.
      Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*