Gerar Pontos Aleatórios em Polígonos no QGIS

Como Gerar Pontos Aleatórios em Polígonos no QGIS

Você já precisou alguma vez gerar pontos aleatórios dentro de um ou mais polígonos? Esta operação é útil, por exemplo, quando há o interesse de gerar uma distribuição de pontos em talhões. Veja como realizar este procedimento no ambiente do QGIS.

COMO GERAR PONTOS EM UM POLÍGONO

O tutorial abaixo também está disponível em vídeo. Aproveito para convidar todos vocês para se inscrever gratuitamente em nosso Canal no Youtube.

Neste exemplo, vamos criar uma camada vetorial com um total de 1.200 pontos sobre os vários municípios do estado do Paraná.

Polígonos no QGIS

Com sua camada vetorial do tipo polígono adicionada na área de visualização do QGIS, acesse o seguinte menu:

  • Vetor → Investigar → Pontos na Rampa…

Pontos Aleatórios em Polígonos

Note que no título da janela que será aberta a operação é chamada pelo nome mais usual, que é Pontos aleatórios. Vamos tecer alguns comentários importantes sobre os parâmetros que são fornecidos nesta interface. Fique bastante atento.

Depois de selecionar a camada de contorno, que pode ser um layer composto por um mais mais polígonos, vamos ter de determinar o tamanho (ou o método) da amostra. Vamos explicar por partes.

  • Desenho de amostra não estratificado (camada inteira):

Essa opção, que foi a utilizada neste tutorial, gera os pontos considerando o limite total da camada vetorial. Ou seja, mesmo que ela tenha dezenas ou centenas de polígonos, o algoritmo considera como se todos fossem uma única entidade.

Gerar Pontos Aleatórios em Polígonos

Para este exemplo, criamos 1.200 pontos que seriam distribuídos de forma aleatória pelos mais de 400 polígonos da camada da divisão municipal.

  • Desenho de amostra estratificado (polígonos individuais)

Temos para este método três opções de geração dos pontos aleatórios: 1) Criar um determinado número igual de pontos em cada polígono, 2) Usar densidade de pontos (levando em conta a área de cada polígono e 3) Gerar os pontos com base no valor numérico existente em um determinado campo da tabela de atributos.

Como explicado acima, realizamos o processo usando a opção desenho de amostra não estratificado (camada inteira). Veja o resultado:

Gerar Pontos Aleatórios em Polígonos no QGIS

O que achou desta dica? Já conhecia esta possibilidade? Entendeu a aplicação? Ficou com alguma dúvida? Fico aguardando sua resposta nos comentários.

Veja também os seguintes tutoriais relacionados com nosso tema de hoje:

Logo teremos mais conteúdo sobre o QGIS em nosso site!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comments on “Gerar Pontos Aleatórios em Polígonos no QGIS”

  1. Lopes Júnior disse:

    Boa tarde, para realizar a distribuição aleatória onde os valores de cada polígono esta numa tabela a parte (CSV) e eu precise fazer um mapa mostrando a densidade por município (Densidade Populacional por município, estado ou país). desde já agradeço a todos

  2. Hiuton Leite de Freitas disse:

    Bom dia Anderson;

    Quando terá novo curso do ArcGis,como faço para instalar o ArcGis no PC!

  3. Caio Marques disse:

    Qual a programação para novas turmas de básico e avançado? gostaria de fazer os dois sequenciais. Att, Caio.

    1. Caio,
      Devemos ter uma nova turma do básico em janeiro. Ainda não temos as datas. Continue atento ao site.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *