O Poder dos Softwares Livres para Geoprocessamento

Há uns sete meses publiquei a postagem com o título Geoprocessamento com Software Livre, que por sinal foi uma das dez mais acessadas em 2010.

A  postagem consistia numa apresentação de slides que usei ao proferir uma paletra sobre a importância  e potencialidades da utilização de ferramentas livres para Geoprocessamento.

Agora em 2011, decidi fazer uma atualização daquele material. Preparei uma nova apresentação onde procurei abordar mais ferramentas e incluir mais informações sobre elas. Conheça softwares livres de qualidade para SIG, banco de dados geográficos e webmapping.

O Poder dos Softwares Livres para Geoprocessamento

Como vocês sabem eu trabalho como consultor e instrutor na área de Geotecnologias. Estes slides fazem parte da divulgação de uma nova série de treinamentos que estou promovendo junto com empresas parceiras este ano, abordando desde temas como fundamentos do Geoprocessamento até a utilização de softwares livres nesta área.

Embora cada treinamento tenha sua ementa padrão, conforme explicado nos slides, estes podem ser adequados de acordo com as necessidades do cliente. Os participantes recebem certificados emitidos por pessoa jurídica.

Caso tenham alguma dúvida, entrem em contato pelos comentários. ou através do e-mail [email protected].

Como é de costume, vou disponibilizar a versão em PDF da apresentação para vocês. Vale lembrar que o conteúdo de minha autoria neste blog e no sítio do Portal ClickGeo é “Copyleft“, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação.

Você pode baixar o material, clicando aqui. Por favor, deixem sua opinião sobre a apresentação.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

11 Comentários


  1. e um grande em sentivop/os proficianais da área o Softwares Livres para Geoprocessamento.

    Responder


  2. Muito Obrigado Anderson, por disponibilizar gentilmente, um excelente material sobre os sotwares livres para geoprocessamento !
    Abraços…

    Responder

  3. Muito bom, Anderson. Parabéns.
    Eu, particularmente, sou fã dos softwares livres.

    Responder

    1. Oi Erickson, tudo bem?
      Fico feliz por saber que você também se interessa por este tipo de ferramenta.
      Obrigado por seu comentário, fico no aguardo dos próximos.
      Abraço!

      Responder

  4. Brilhante apresentação!

    Anderson, uma possível sugestão é que você disponibilize o conteúdo do seu site sob uma licensa livre, tal como Creative Commons (por exemplo a CC-BY-SA ou CC-BY-NC) ou outras semelhantes tal como a Gnu Free Documentation License (Gnu FDL – mesma licensa da Wikipedia). Eu sabia que existiam alguns softwares livres para geoprocessamento mas não tantos. Conheço bem mesmo é o Open Street View (usado no programa Marble do KDE – é semelhante ao Google Earth, porém livre).
    Por que não publica uma dessas suas palestras em algum congresso de software livre tal como o FISL ou o ENSOL?

    Abraços,
    Valdery.

    Responder

  5. E eu estava mesmo procurando onde fazer treinamento. Eu quero fazer o curso de MapServer!!! Vou te mandar o email pedindo um orçamento para três pessoas. 🙂

    Responder

  6. Pô Anderson,

    Muito boa iniciativa de disponibilizar suas apresentações com a gente.
    Espero que em 2011 tenhamos muito mais.

    Um abraço

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *