5 Úteis e Poderosos Plugins para o Software QGIS

5 Poderosos Plugins para o Software QGIS

Uma das características mais marcantes do QGIS é a extensibilidade de seus recursos através de plugins desenvolvidos em Python. Neste artigo vamos comentar sobre apenas cinco das muitas extensões poderosas e úteis que o QGIS tem a sua disposição.

O conteúdo deste artigo também está disponível em nosso Canal no Youtube. Confira o vídeo:

1. TABLE MANAGER

A primeira vez que mencionamos este complemento do QGIS aqui em nosso site foi em nosso tutorial sobre como instalar plugins no programa. Você já conhece esta extensão?

Curso Avançado de QGISEste complemento serve para gerenciar a estrutura das tabelas de atributos dos dados geográficos vetoriais. Com ele é possível criar, excluir e fazer uma cópia integral, além de alterar o nome das colunas, bem como mudar a ordem dos campos.

Conheça o plugin Table Manager

Certamente o Table Manager deve estar na lista dos plugins indispensáveis para se trabalhar com o QGIS.

2. OPEN LAYERS PLUGIN

O OpenLayers plugin é um dos mais comentados complementos do QGIS. Com ele é possível adicionar camadas de serviços de mapeamento online gratuitos à tela de visualização de seu projeto.

Explicando melhor, com esta ferramenta é possível carregar de imagens de satélite do Google Earth, dados do Google Maps, OpenStreetMap, entre vários outros.

Plugin OpenLayers para QGIS

Assim, usando esta ferramenta você poderá comparar seus layers com a camada gerada por estes serviços web. Já temos um material sobre ele aqui no site, na matéria onde falamos de alguns tutoriais produzidos pela UPE sobre QGIS.

Vocês querem outros tutoriais sobre como utilizar este plugin? Em caso positivo, informem através de seus comentários.

3. SEMI-AUTOMATIC CLASSIFICATION PLUGIN

O Semi-Automatic Classification Plugin (SCP) permite a classificação supervisionada de imagens de Sensoriamento Remoto.

Além disso, o SCP oferece várias funcionalidades para o pré-processamento de imagens e o pós-processamento de classificações, entre outros recursos.

QGIS: Semi-Automatic Classification Plugin

O criador do plugin é Luca Congedo, que é engenheiro ambiental com experiência em trabalhos na área de SIG e Sensoriamento Remoto desde 2009 usando principalmente software open source. A principal fonte de informações sobre o SCP é o blog de seu desenvolvedor, o From GIS to Remote Sensing.

Vale lembrar que em nosso Curso Avançado de QGIS há um item sobre Classificação de Imagens, onde fornecemos explicações práticas sobre o uso do SCP.

4. QGIS2THREEJS

O complemento Qgis2threejs serve para modelagem em 3D. A ferramenta permite a visualização de um modelo em três dimensões em navegadores de internet que suportem a tecnologia WebGL.

Qgis2threejs: Visualização de Modelo em 3D no QGIS

O uso deste recurso também é explorado no Curso Avançado de QGIS que oferecemos, tanto na modalidade online como na presencial.

5. MMQGIS

Este plugin, o MMQGIS, possui tantas funcionalidades que quando é instalado um novo menu é acrescentado ao QGIS (isso também acontece com o SCP).

Ele possui recursos para geocodificação, análise espacial, manipulação de dados tabulares, junção de camadas, entre diversas outras.

MMQGIS: Complemento do QGIS com Muitas Funcionalidades

Em nosso site temos alguns tutoriais sobre sua utilização. Por exemplo, veja nossos materiais que abordam como gerar Buffer no QGIS e Geocodificação usando plugin MMQGIS.


Que outros complementos do QGIS você costuma utilizar e que poderia entrar em uma nova lista a ser publicada em nosso site? Aguardamos seus comentários.

OBSERVAÇÃO: Talvez você estranhe a ausência nesta listagem de outros plugins que talvez você considere como prioritários e muito robustos, tais como o Módulo Sextante (Menu Processamento). Aqui demos enfoque apenas para complementos que não são nativos nas versões atuais do QGIS, no caso até a 2.8.2 ‘Wien’.

Leia mais sobre o QGIS e seu potencial de aplicação:

Por favor, compartilhe este conteúdo entre seus colegas nas redes sociais e deixe seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

12 Comentários


  1. Olá, gostaria muito de tutoriais adicionais sobre como utilizar OPEN LAYERS PLUGIN.
    Agradeço por toda ajuda cedida, nos ajuda muito.

    Responder

  2. Olá Anderson estou tentando usar o plugin Qgis 2threejs mas a imagem não aparece em 3D, segui todos espassos mesmo assim não tive sucesso no resultado

    Responder

    1. Mude o sistema de coordenadas do qgis para UTM da sua zona, se estiver em gaus nao funciona.

      Responder

    1. Olá Luciana,
      No caso, você tomou conhecimento da existência do SCP por meio desta matéria de nosso site?
      Fico feliz pela matéria ter sido útil para você.
      Abraço!

      Responder

  3. Olá Anderson. Gostaria que publicasse um tutorial sobre a nova opção de mapa de calor disponibilizado na opção de estilo para camadas de ponto na versão 2.8

    Responder

  4. Como vai Anderson, tudo bom? Ultimamente tenho utilizado estes complementos: Azimuth and Distance Calculator, Ferramenta de GPS, Captura de Coordenadas, Numerical Digitize e Points2One.
    Pra variar alguns destes e os da postagem forma apresentados a nós pelo teu site. Todos muito bons.
    Valeu, grande abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *