Plugin QGIS File Browser

QGIS File BrowserNão há dúvida de que o Quantum GIS (QGIS) é um software com robusto e que merece a atenção de todos os que se interessam pela Geotecnologia dos SIG! Uma de suas características mais interessantes é a ampliação de suas funcionalidades através de complementos, nativos ou externos. Este tutorial apresenta a ferramenta QGIS File Browser.

ARQUIVOS E PROJETOS NO QGIS

Em um tutorial anterior apresentamos e ensinamos como trabalhar com o plugin Import layers from project, que permite a importação de camadas geoespaciais de um projeto já existente para sua sessão de trabalho no Quantum GIS. Recomendo que leia aquela matéria para obter informações completas sobre os arquivos *.qgs no contexto deste software.

O QGIS File Browser (QFB) possui uma função semelhante, mas com algumas diferenças que o tornam muito útil. Até a versão anterior à 1.8.0 Lisboa ele estava disponível apenas para instalação através da ferramenta de integração de plugins python. Agora já está é uma ferramenta nativa ao programa. Mas para que serve esse complemento? Vejamos na prática.

TUTORIAL QGIS FILE BROWSER

Acesse a ferramenta através do menu Complementos > QGIS File Browser, conforme a imagem abaixo.

Plugin QGIS File Browser

Na imagem a seguir destacamos três para os quais forneceremos comentários que irão resumir o procedimento de uso do QFB.

QGIS File Browser

1. File Browser: Este quadro aparece após se acessar o menu descrito no início deste tutorial. Use o filtro (Filter) para selecionar o tipo de arquivo que deseja importar para sua visualização (raster ou vetor, por exemplo).

Procure o diretório onde estão armazenados os dados geoespaciais. Ao encontrar o arquivo que deseja, clique duas vezes sobre ele, assim será feita a importação.

2. Camadas: Nesta área aparecerão todas as camadas que você importar utilizando o QFB. Logicamente você poderá manipulá-las normalmente.

3. Mapas: Na região de visualização serão exibidos as camadas que você inserir no projeto, como ocorre da maneira convencional.

Quantum GIS (QGIS)

Talvez você se questione sobre por qual razão alguém utilizaria o QFB se já há no software ferramentas específicas para importar dados vetoriais, matriciais, etc.

Uma vantagem que se destaca no uso do QGIS File Browser é a facilidade em navegar e acessar dados geográficos que estejam “espalhados” em várias pastas, o que é comum de acontecer por vários motivos.

O que acharam deste tutorial? Já conheciam esta ferramenta? Deixem seus comentários sobre o QFB.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

3 Comentários


  1. Ah Anderson um plugin utilizado aqui na empresa por algumas pessoas é o Imprimir Rápido (já vinha instalado na versões), só que notei (pelo menos não encontrei) que ele não está nas versões mais novas (1.7.4 e 1.8), “solução” que dei foi copiar a .dll do complemento de outra versão na pasta dos plugins.
    Funciona, mas acho que isso deveria ser comunicado, só não descobri como fazer no site do QGis.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *