Tratamento de Imagens de Sensoriamento Remoto

Tratamemto de Imagens de Sensoriamento Remoto

Tutorial Básico: Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto.  Este é o título de uma publicação disponibilizada há alguns anos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e que pode ser muito útil para aqueles que se interessam pelo tema. Veja nesta matéria como obter uma cópia deste material rico de um excelente conteúdo.

TUTORIAL BÁSICO SOBRE PDI E SENSORIAMENTO REMOTO

O trabalho em questão é um documento técnico, publicado em 2005, que tem como autores Carlos Fernando Quartaroli (Mestre em Agronomia) e Mateus Batistella (PhD em Ciências Ambientais), ambos pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite.

O capítulo inicial da obra conta com uma introdução dos conceitos básicos de Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens (PDI), explicando temas como sensores, radiação eletromagnética e sua interação com a matéria. Além disso, o capítulo explica sobre programas de satélites como SPOT, LANDSAT, IKONOS, NOAA e CBERS.

Tratamemto de Imagens de Sensoriamento Remoto

Na segunda seção do documento você encontrará exercícios práticos sobre manipulação de imagens digitais e vetores utilizando o software Erdas Imagine. Mesmo para quem não possui este programa, o acesso a este material será benéfico e aplicável em outros aplicativos de Geoprocessamento.

O terceiro capítulo apresenta técnicas de realce de imagens. Você aprenderá sobre contraste, uso de filtros e fusão de imagens. A parte final do livro abrange a retificação, georreferenciamento e registro de imagens.

DOWNLOAD: TRATAMENTO DIGITAL DE IMAGENS DE SATÉLITE

Para fazer o download do material, acesse:

O arquivo tem um total de 147 páginas (10,4 MB). Ao longo do documento são dadas algumas sugestões de leitura complementar sobre o assunto.

Sobre o Tratamento Digital de Imagens (TDI), recomendo que leia também estas outras matérias publicadas em nosso site:

Aguardamos seus comentários sobre este material disponibilizado gratuitamente.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comentários



    1. Wilderclay,
      No momento não estamos oferecendo cursos de Erdas. Mas quais são suas demandas?
      Pode ser que tenhamos outro curso que atenda suas necessidades.
      Abraço!

      Responder

  1. Anderson quando haverá um curso sobre Erdas aqui em Campina Grande.
    Aguardo retorno.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *