OpenLayers – Tutoriais em Português

O OpenLayers (OL) é uma biblioteca open source JavaScript que pode ser usada para disponibilizar/exibir dados geográficos na internet. Você gostaria de aprender a trabalhar com o OL e sua rica API para construção de aplicações geograficas? Então não deixe de ler esta postagem até o final e conferir todos os links indicados.

O OL pode obter dados de diversos recursos, tais como os padrões do OGC Web Map Service (WMS), Web Feature Service (WFS) bem como Google Maps, OpenStreetMap, Bing Maps, MapServer, GeoServer e muitos outros. Possui ainda  suporte à GeoRSS, navegação via mouse e pelo teclado, adição de marcadores e seleção de layers! Realmente recursos importantes, concorda?

UM PROJETO DA OSGEO

Desde novembro de 2007 o OL virou um projeto da OSGeo (Open Source Geospatial Foundation). O Fernando Quadro publicou há algum tempo em seu blog uma série de tutoriais e matérias, e indicou links interessante sobre o Open Lauers. Reproduzo abaixo parte do conteúdo disponibilizado por ele:

Parabéns ao Fernando Quadro pela iniciativa de produzir esta documentação básica em português sobre o Open Layers. A comunidade agradece por esta sua contribuição.

Aproveite para ler as seguintes postagens relacionadas com nosso tema de hoje:

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

7 Comentários


  1. Boa dia Anderson, fiquei com algumas dúvidas!
    Quero montar uma aplicação web para disponibilizar para alguns clientes, os mapas de suas propriedades, que são trabalhados no ArcGis. Pensei um utilizar para isso o Mapserver, por dar preferência ao desenvolvimento em php. O OpenLayers seria uma opção ao Mapserver ou são utilizados para fins distintos? Podem ser integrados?

    Responder

  2. Boa tarde Anderson… Estou consultado os links do tutorial da openlayers e estão todos fora do ar ! tem algum outro lugar para o acesso ?

    Responder

  3. Olá tenho um site no blosgpot e gostaria de utilizar a api do openmaps ai descobri o openlayers que na teoria faria isso muito bem, o problema é como usá-lo e passá-lo para o site do blogspot, pois o mesmo só aceita embed como widgets, como prossigo? pois quero usar o mapa gratuito sem fazer alteração mas no site clicando em exportar no canto superior ele só da a opção de um marcador, gostaria de botar mais de um, tenho mesmo que usar a api? E se tenho, como presseguir? Abs e obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *