OpenJUMP – Estatísticas de um Campo com Sextante

OpenJUMP - SextanteImagine a situação onde, por alguma razão específica, você deseja realizar pequenas análises estatísticas sobre uma determinada variável que está expressa na tabela de atributos de seu dado geográfico. O módulo Sextante, presente em programas de Geoprocessamento como o gvSIG e Kosmo SIG permite realizar esta atividade de forma bem simples. Neste tutorial aprenderemos como obter estes valores no ambiente do aplicativo OpenJUMP.

FERRAMENTA BASIC STATISTIC NO OPENJUMP

Você já conhece o software OpenJUMP? Independente de sua resposta para esta pergunta, recomendo que não deixe de ler as matérias listadas abaixo:

Nos links acima você poderá obter informações sobre como fazer o download de sua cópia gratuita do OpenJUMP, que por sinal possui uma versão portátil (portable) e outra para instalação.

Neste tutorial iremos utilizar um shapefile do Estado de Alagoas. Em sua tabela de atributos há um campo chamado TAXA_ABC, sobre o qual realizaremos o processo.

Shapefile de Alagoas

Após inicializar o programa, acesse o menu Sextante.

Extensçao Sextante

Acesse o algorítmo Basic Statistics, você pode tanto usar a ferramenta de busca disponibilizada na janela ilustrada abaixo ou navegar pelo conjunto de ferramentas classificadas como Tools for Vector Layers.

Sextante: Basic Statistic

Selecione a camada sobre a qual a operação será aplicada. Informe qual o campo que será analisado (TAXA_ABC) neste caso.

Basic Statistics

A imagem a seguir ilustra o resultado gerado pelo módulo Sextante. É algo simples, mas pode ser muito útil.

Estatísticas Geradas pelo OpenJUMP

O que acharam? Gostariam de mais tutoriais sobre o OpenJUMP? Deixem seus comentários neste sentido.

Há outros softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) bastante interessantes e que talvez você ainda não conheça. Por exemplo:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comentários


  1. Caro Anderson,

    Gostei muito da sua publicação, faz tempo que não utilizo o OpenJump e desconhecia a integração com o Sextante, depois de ler essa informação farei novos testes no software.
    Atenciosamente.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *