Softwares Livres de SIG e Ensino da Geografia

Open Source GIS EducationO uso de softwares livres nos mais diversos campos de aplicação do Geoprocessamento só tem crescido e se fortalecido. Um dos nichos onde há amplo potencial para utilização das Geotecnologias é na educação. Nesta matéria iremos incentivar a leitura de uma monografia onde este tipo de tecnologia é empregada no ensino da Geografia. Veja agora como fazer o download deste material, disponível gratuitamente e que pode ampliar seus conhecimentos nesta temática.

MONOGRAFIA SOBRE SIG LIVRE NA EDUCAÇÃO

A monografia de Jailson da Silva Alves foi submetida à Universidade Estadual da Paraíba (Uepb), campos III, para a obtenção do grau de licenciatura plena em geografia. O título do trabalho é: Software GIS Livre e o ensino-aprendizagem da Geografia.

No desenrolar do trabalho, buscou-se compreender a definição, componentes e funcionalidades dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), mostrando a utilização de softwares livres como recurso didático para o ensino e aprendizado da geografia.

 Na análise foi enfatizado as diferenças conceituais entre Geoprocessamento, SIG, software livre e software gratuito. Entre os programas citados ao longo da monografia estão o gvSIG, QGIS, uDig, Spring e i3Geo.

Softwares Livres de SIG e Ensino da Geografia

Os procedimentos e técnicas metodológicas consistiram em pesquisas bibliográficas, em especial na internet. O trabalho, assim, aborda os efeitos deste tipo de programa computacional no meio geográfico e na sociedade como um todo.

Para fazer o download do trabalho, acesse o link direto abaixo.

Um ponto interessante no trabalho, pelo menos para mim, é que ele faz referência à minha monografia (trabalho de conclusão de curso) da graduação em Tecnologia em Geoprocessamento, também disponível aqui em nosso site para baixar (veja links abaixo).

Não deixe de ler as seguintes dicas relacionadas:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 984 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*