Novo Site do Portal ClickGeo

Como vocês devem saber, em trinta de janeiro de 2008 criei o Portal ClickGeo, um espaço para divulgar informações práticas sobre uso de ferramentas livres e/ou gratuitas de Geoprocessamento, principalmente para quem está ingressando na área.

No Portal ClickGeo você encontrará entre outras coisas, links para baixar os principais softwares livres utilizados na atualidade para trabalhos de Geoprocessamento, além de tutoriais de uso dos mesmos. Inicialmente, o site era hospedado na extinta plataforma Google Pages. Quando foi anunciado que este serviço gratuito seria descontinuado, comprei o domínio clickgeo.com.br e passei a hospedar o site em uma plataforma mais robusta.

Desde então, tenho procurado melhorar o ClickGeo cada vez mais, por exemplo, publicando além de tutoriais, matérias informativas sobre conceitos e aplicações do Geoprocessamento, mais recentemente através deste blog.

Portal ClickGeo

Hoje, faltando pouco mais de dois meses para o ClickGeo completar três anos no ar, acabo de lançar a nova versão do site. Procurei organizar melhor o portal, integrando seções já existentes. Agora também estão disponíveis seções para facilitar o contato daqueles que desejam estabelecer parcerias para treinamento ou consultoria.

Sei que ainda há muito o que fazer e a melhorar, mas as estatísticas têm me deixado animado. Por exemplo,  considerando só as visitas a este blog, tivemos do dia 20 de maio até aqui 29.675, o que dá uma média de 4.240 visitas por mês! Tenho notado também um aumento significativo no número de acessos diários. Nas últimas semanas a média é acima das 400 visitas diárias.

O gráfico abaixo, mostra que com exceção do mês de julho (período de férias) o número de acessos ao blog só vem crescendo!

Estatísticas

Quero agradecer a todos os que visitam o Portal ClickGeo e ao blog Anderson Medeiros. Agradeço pelos mais de 400 comentários deixados neste espaço até o momento e fico na expectativa de a cada vez ver este número aumentar.

Para mim é muito importante saber o que vocês gostariam de ver no site e aqui no blog (que é apenas uma seção do ClickGeo). Assim, peço que por favor deixem seus comentários, suas sugestões, opiniões, críticas, reclamações e até elogios, se for o caso 🙂

Por exemplo, sobre quais dos assuntos listados a seguir você mais gostaria de ler nas próximas postagens:

  • Comparativo entre ferramentas open source para Geoprocessamento;
  • Aplicações do Diagrama de Voronoi no Geoprocessamento;
  • Geoprocessamento aplicado em alguma área específica;
  • Operações Espacias em SIG;
  • Tutoriais sobre SIG; Banco de Dados Geográficos e/ou WebGIS;
  • Novidades no Mundo das Geotecnologias.

Esta lista são apenas sugestões. Use sua imaginação, faça sua solicitação. Na medida do possível procurarei atender a todos os pedidos. Alguns destes temas estão já em modo de rascunho, apenas esperando a conclusão do material. Sua opinião pode motivar a acelerar alguma destas matérias.

Enfim pessoal, o que vocês acharam do novo site do Portal ClickGeo? Espero o retorno de vocês!

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

12 Comments on “Novo Site do Portal ClickGeo”

  1. Gostei muito da nova aparência do site. Minha sugestão é a produção e atualização de tutoriais sobre o QGis.
    Obrigadaa

  2. Vanessa Cecília disse:

    Muito bom Anderson. O site e o blog estão cada vez melhores.
    Prova disso é a quantidade de comentários que são publicados. Gostaria de ver mais tutoriais sobre o Quantum GIS.
    abç

  3. Felipe Senna disse:

    Primeiramente queria parabenizar a você por este blog, pois, este e de suma importância para os acadêmicos que estão ligado ao Geoprocessamento, para mi este é um dos melhores que já vi. Queria que o próximo assunto abordo no blog fosse sobre Aplicações do Diagrama de Voronoi no Geoprocessamento; e outra sugestão que abordagem também a outra ferramenta de geostatistical analyst – principalmente a explore dados.
    Flw

  4. Parabénssssss cara! Teu site ficou show de bola!
    Eu mesmo sou um visitante assíduo dos dois espaços. Quanto a minha opinião sobre os temas indicados, eu quero ler algo sobre operações espaciais em GIS. blz? Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *