Metodologia para Delimitação de APP de Topo de Morro usando SIG

Novo Código Florestal: Metodologia para Delimitação de APP de Topo de Morro usando SIG

O Novo Código Florestal brasileiro, lei n° 12.651/2012 trouxe novos parâmetros para a definição das Áreas de Preservação Permanente (APP) em topos de morros. O artigo que estamos divulgando aqui propõe uma metodologia para aplicação desta lei no ambiente do Software ArcGIS.

ARCGIS NA DELIMITAÇÃO DE APP DE TOPO DE MORRO

O artigo Metodologia para delimitação de APPs em topos de morros segundo o novo Código Florestal brasileiro utilizando sistemas de informação geográfica foi publicado nos Anais da edição de 2013 do SBSR.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasA delimitação das APP em topos de morros foi realizada através de uma série de processos que localizam estas áreas com base em funções matemáticas no ArcGIS. A base de dados utilizada consiste em um MDE ASTER, com resolução espacial de 1 arc seg, que correspondente a  aproximadamente 30 metros.

Metodologia para Delimitação de APP de Topo de Morro usando SIG

Antes de definir a base legal dos morros, é preciso determinar sua base hidrológica. Para tanto, é necessário que se inverta o MDE original. Isto é, os pontos de topos se tornam fundos de vale e vice-versa.

O MDE foi submetido ao processo de remoção de inconsistências hidrológicas do modelo. Foi calculada diferença máxima de altitude entre cada célula (pixel) central e suas oito células adjacentes.

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE TOPO DE MORRO

Certamente vale ler em detalhes todos os aspectos desta metodologia proposta. Inclusive é bom destacar que embora ela tenha sido construída em suas práticas com base no ArcGIS outros programas de SIG como QGIS, gvSIG, etc.

Para fazer o download, clique no link abaixo:




Recomendo que leia também as seguintes dicas publicadas em nosso portal:

Aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

7 Comentário

  1. Pétrik Emanuel Lauermann disse:

    Pode reupar o Link do artigo?

  2. Danilo Vieira disse:

    boa noite anderson, o link me parece que está fora do ar.

    • Isso Anderson. Boa tarde. Estou até ansiosa para navegar pelo site de tanto material bom e boa forma de comunicação. Realmente esse material sobre delimitação de APP de topo de morro parece fora do ar.

  3. Maria Angélica disse:

    Boa tarde, Anderson.
    Estou tentando delimitar APP em topo de morro utilizando SRTM. Depois de inverter o MDE, seja pela subtração de um valor maior como no artigo do SBSR que vc mostrou, seja multiplicando o MDE por (-1), o passo seguinte de fazer o flow direction dá erro. Em vez de resultar em uma imagem com 8 valores (1 2 4 8 16 32 64 128), tenho uma imagem com valores de 1 a 255. Você tem alguma ideia do que pode ser este erro? Já estou utilizando o MDE preenchido (fill).
    A princípio estou fazendo no ArcGis 10.3. Você já tentou reproduzir a metodologia no QGIS?

    Desde já obrigada pela atenção!

    Maria Angélica

  4. Boa noite, estou com dificuldade no passo 9 em que é sugerido fazer o raster calculation linha_max = mde. Gostaria de saber se necessita aplicar alguma condição, porque o arcgis não aceita essa equação .
    Att

  5. Rodolfo Portela SOuza disse:

    Caro Anderson,
    Estamos com dificuldade no desenvolvimento desta metodologia no passo 13. Você pode nos ajudar?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*