Geração de Modelo em 3D na Tela Principal do QGIS 3.0

QGIS: Geração de Modelo em 3D

Sem dúvida alguma uma das principais novidades do QGIS versão 3.0 foi a possibilidade de geração de modelos em 3D dentro da tela principal do programa. Nós preparamos um tutorial detalhado ensinando como fazer este processo. Confira este conteúdo em vídeo e texto ilustrado.

VÍDEO SOBRE MODELAGEM EM 3D NO SOFTWARE QGIS

É interessante mencionar que já temos um tutorial aqui no site onde ensinamos como gerar um modelo 3D usando um dos complementos do QGIS, chamado Qgis2threejs. Você pode conferir os detalhes neste link abaixo:




No vídeo a seguir você vê como obter o mesmo resultado, mas sem necessidade de instalar plugins no programa.

Caso não esteja visualizando o vídeo, acesse diretamente em nosso Canal do Youtube (não esqueça de inscrever-se e ativar as notificações).

Caso você prefira seguir o passo a passo através de imagens com a descrição, poderá usar o tutorial seguinte.

TUTORIAL DE GERAÇÃO DE 3D USANDO O QGIS VERSÃO 3.0

Para carregar os dados necessários, acesse o ícone Gerenciador de fontes de dados livres. Ele também está disponível no menu Camada → Gerenciador de fontes de dados.

QGIS: Gerenciador de Fonte de Dados

Você deve usar a opção Raster, pois iremos carregar neste caso um Modelo Digital de Elevação (MDE) e uma imagem de satélite.

Carregar Dados Raster no QGIS 3.0

Na próxima imagem você vê ilustrado um MDE visualizado no QGIS. Este modelo que usamos como exemplo tem 1 metro de resolução espacial.

Modelo Digitação de Elevação no QGIS 3.0

Por cima dele, carregamos uma imagem de satélite da mesma região (bairro da Glória, localizado em Porto Alegre/RS). A imagem também é de alta resolução espacial, 1 metro.

Modelo Digitação de Elevação sobreposto por imagem de Satélite no QGIS 3.0

Agora vamos iniciar o processo propriamente dito. Clique no menu Exibir → Nova Vista do Mapa 3D.

QGIS: Nova Vista de Mapa 3D

Seja aberta uma janela onde você poderá ver facilmente a representação dos dados carregados no QGIS.

Note que na janela há 3 ícones, um para estender a camada em seu zoom máximo, outro para salvar a tela como arquivo de imagem e o último para configurar.

Imagem 3D Carregada no QGIS 3.0

Clique no terceiro ícone (destacado abaixo) para realizarmos algumas configurações. Em Elevação, indique qual é a camada do seu MDE e em Escala Vertical, informe o exagero vertical utilizado.

Seleção do MDE e Exagero Vertical no QGIS 3.0

Você poderá observar que a aparência da representação na janela vai mudar. Para rotacionar e girar a imagem para finalmente ver o modelo em 3D você deve pressionar a tecla Shift do seu teclado e depois mover a imagem com o mouse.

Modelagem em 3D no QGIS 3.0

O resultado da operação está exemplificado na imagem a seguir. O que achou?

Geração de Modelo em 3D na Tela Principal do QGIS 3.0

Simples, não é? Para aprender mais sobre o QGIS, recomendamos que você acesse também os seguintes materiais em nosso site:

Não esqueça de inscrever-se em nosso Canal do Youtube e ativar as notificações. Aguardamos seus importantes comentários, em especial com indicações de temas para novos artigos.

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*