Determinação Automática de APP em Topo de Morros

Determinação Automática de APP em Topo de Morros

Para quem trabalha na área ambiental os procedimentos para determinação de Áreas de Preservação Permanente (APP) em topo de morros são de grande importância. Nesta matéria vou indicar para vocês o download de um material gratuito que exemplifica a aplicação de uma metodologia neste nicho, utilizando o software ArcGIS.

APP DE TOPO DE MORRO COM ARCGIS

O documento técnico com o título Método para determinação automática de Áreas de Preservação Permanente em topo de morros para o Estado de São Paulo, com base em Geoprocessamento foi produzido por colaboradores da Embrapa Monitoramento por Satélite, em 2004.

O trabalho propõe um método para delimitação do terço superior do topo de morros e linhas de cumeada para o Estado de São Paulo, compatível com a escala de 1:250.000, no limite da mesma. O software de SIG empregado para os processos foi o ArcGIS, em sua versão 9.0.

Método para Determinação automática de Áreas de Preservação Permanente em Topo de Morro

O sumário do trabalho inclui, entre outros, os seguintes tópicos: Refinamento de Modelo Digital de Elevação (MDE) de SRTM, caracterização numérica dos morros e montanhas e mapeamento de APP.

DOWNLOAD DE PUBLICAÇÃO SOBRE APP

Os autores da publicação são Marcos Cicarini Hott, Marcelo Guimarães e Evaristo Eduardo de Miranda.

No total o material digital tem 32 páginas ricas em conteúdo. Faça o download a partir do link abaixo:

Uma observação importante: Note que este documento não é baseado na versão mais recente do código florestal, portanto, fique atento à legislação atualmente vigente.

Para complementar seus conhecimentos, recomendo também, fortemente, que veja as seguintes publicações em nosso site:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

  1. Boa noite Anderson.

    Não consegui fazer o download do artigo “Método para determinação automática de topo de morro”. Dá que o conteúdo não foi encontrado. Gostaria muito de poder consultá-lo para eu trabalho de Dissertação. Como posso obtê-lo?

    Att,

    Renata

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*