Função Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

Função Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

O plugin MMQGIS possui um grande leque de funções. Uma delas permite a combinação de feições geométricas de camadas diferentes formando um novo arquivo vetorial único. Vamos aprender neste tutorial como realizar a operação de Merge.

UNIÃO DE VETORES: MERGE NO QGIS

Existe mais de uma maneira de realizar este procedimento no QGIS. Uma delas é através do plugin MMQGIS. Antes de começar os procedimentos, recomendamos que veja este links abaixo indicados:

ClickGeo: Cursos de Geotecnologias

Neste tutorial vamos unir como uma nova camada vetorial shapefile dois arquivos distintos onde cada um deles é formado por várias geometrias poligonais que representam quadras. A imagem abaixo ilustra a representação destes dados.

Função Merge no QGIS

Caso você ainda não tenha instalado o plugin MMQGIS, faça isso. Como comentamos em outras ocasiões, este complemento do QGIS é um verdadeiro canivete suíço, com vários recursos para manipulação de dados espaciais.

Depois da instalação, acesse o menu MMQGIS que será criado. Vá na opção Combine e em seguida em Merge Layers.

Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

Na janela que será aberta, selecione as camadas que deseja unir. Vale lembrar que a união só é possível para geometrias do mesmo tipo, ou seja não é possível criar camadas híbridas (unir, por exemplo, pontos e linhas, ou polígonos com pontos).

Em Output Shapefile indique onde o arquivo será salvo e escolha um nome para ele. Depois clique em OK para realizar o processamento.

Tutorial: Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

Na imagem abaixo temos a representação do resultado obtido. Fácil, não é?

Função Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

O que você achou desta dica? Tem alguma outra sugestão de tema de tutorial sobre uso do software QGIS?

Nos links abaixo você confere outros materiais sobre este programa tão poderoso:




Aguardamos seus valiosos comentários.

feedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 969 Artigos

Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*