E-book: Análises Espaciais Avançadas com ArcGIS

Material de Curso Avançado de Análise com ArcGIS

Boa parte das operações consideradas como parte do Geoprocessamento avançado incluem processos Geoestatísticos e análise de dados matriciais. Nesta matéria vamos indicar um material digital que aborda análises avançadas no ambiente do programa ArcGIS.

MATERIAL GRATUITO SOBRE ARCGIS

O material tem o título Curso de Análises Espaciais Avançadas em Plataforma ArcGIS 9.x e foi elaborado Felipe Mendes Cronemberger no ano de 2009.

Canecas Personalizadas com Temática GeoespacialA primeira parte deste guia apresenta uma introdução ao ArcGIS explicando a estrutura de cada programa que compõe o pacote (ArcMap, ArcCatalog, ArcToolBox). Depois são dadas explicações sobre como configurar a projeção e sistema de coordenadas além do uso da Calculadora de Campos (Fiel Calculator).

E-book: Análises Espaciais Avançadas com ArcGIS

Na sequências começam a ser abordados os temas mais profundos relacionados com a manipulação de arquivos raster e interpolação de dados. Por exemplo, é ensinado como converter uma imagem matricial em um arquivo shapefile e realizar a reclassificação de um raster.

Ao tratar da interpolação de uma camada pontual são apresentados diferentes métodos, entre eles o do Inverso do Quadrado da Distância (IDW), Interpolação Linear (Spline) e Krigagem (Kriging). O material conclui com operações matemáticas com imagens.

DOWNLOAD DE E-BOOK SOBRE USO DO ARCGIS

Para baixar este material preparado pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro basta acessar o link a seguir:

Gostou desta dica? Temos outros materiais gratuitos sobre uso do pacote ArcGIS para indicar para você:

Você tem alguma dúvida sobre uso do ArcGIS? Nos informe através dos comentários. Quem sabe poderemos lhe ajudar.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *