gvSIG: Cobertura Vegetal com NDVI

gvSIG: Mapeamento de Cobertura Vegetal com NDVI

Varias técnicas avançadas de mapeamento e monitoramento da cobertura vegetal foram desenvolvidas nas últimas décadas, com o advento do sensoriamento remoto. Uma das mais conhecidas utiliza o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Veja nesta matéria um artigo sobre este contexto onde o software gvSIG pode ser aplicado.

ARTIGO SOBRE NDVI NO GVSIG

Os índices de vegetação foram desenvolvidos com a finalidade de ressaltar a resposta espectral da vegetação em função do fechamento da mesma sobre o solo.

O NDVI quando avaliado de forma sazonal e em longo prazo é um importante indicador de quantificação da vegetação e redução da biomassa, gerando índices que serviram de base para a classificação da vegetação.

No trabalho com o título Mapeamento da Cobertura Vegeral da Sub-bacia do Córrego Pinheirinho – Botucatu/SP utilizando NDVI o programa gvSIG foi utilizado para o Processamento Digital das Imagens (PDI), utilizou-se imagens TM/LANDSAT-5 dos anos entre 2008-2011.

gvSIG: Cobertura Vegetal com NDVIOs autores do trabalho verificaram que a vegetação característica da região diminuiu sua área, mostrando que as áreas analisadas encontram-se em processo de perda da vegetação pela ocupação urbana.

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE NDVI COM GVSIG

O artigo em questão foi elaborado por Maria Jorgiana Ferreira Dantas, Juliano Boeck Santos, José Carlos Pezzoni Filho e Célia Regina Lopes Zimback.

Para fazer o download do artigo para lê-lo na íntegra, acesse o link abaixo:

A publicação do trabalho ocorreu em 2012 durante as Jornadas Brasileiras de usuários de gvSIG.

Leia as seguintes dicas relacionadas com nossa dica de hoje:

Aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 991 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Bom dia Dr. Anderson, é possível encomendar este livro para Angola?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*