Como Fazer Mapas Temáticos no QGIS – Parte 1

Mapa Tematico QGISA construção de mapas temáticos é uma atividade de grande relevância em projetos da área de Geoprocessamento. A espacialização de variáveis únicas ou mesmo a comparação de diversas grandezas são um poderoso auxílio na análise espacial. Este tutorial inicia uma série que vai abordar os diferentes tipos de mapas temáticos que podemos elaborar no Quantum GIS (QGIS) e os métodos utilizados neste processo.

MAPAS TEMÁTICOS QUALITATIVOS

Nesta primeira parte da série sobre mapeamento temático no QGIS vamos aprender sobre mapas qualitativos, ou seja, aqueles que mapeiam um atributo nominal. São exemplos deste tipo de dados: nomes de bairros, regiões, estados, países, etc.

Cursos Online de AutoCAD 2D e 3D

Utilizaremos neste exercício um shapefile com a divisão municipal do estado do Amazonas [Faça o Download]. A versão do programa é a 1.8.0 – Lisboa.

QGIS - Mapa do Amazonas

É importante destacar que para geração do mapa temático é necessário que haja na tabela de atributos os dados que se deseja espacializar. Neste nosso caso, iremos utilizar o campo REG, que divide o Amazonas de acordo com uma regionalização não oficial.

PASSO 1: Acesse as Propriedades da camada. Poderá fazer isso tanto acessando o menu flutuante ilustrado na imagem abaixo, como também pelo menu Camada > Propriedades…

Propriedades da Camada

PASSO 2: Escolha a aba Estilo. Altere o tipo de estilo de Símbolo Simples para Categorizado, que é a opção utilizada para o mapeamento de dados nominais.

Estilo Categorizado

PASSO 3: A escolha das cores pode ser feita de várias formas. Neste exemplo, no parâmetro cor do degradê, escolhi as opções Nova cor de rampa… e selecionei a alternativa Compositor de cores e na sequência Spectral.

Cor de Degradê

PASSO 4: Escolha a coluna da tabela que será a base do mapeamento (REG, neste caso). Clique em Classifica. Caso queira excluir alguma das classes, clique em Exclui. Após as devidas alterações, clique em Apply e depois em Ok.

Seleção de Cores

MAPA TEMÁTICO E POSSÍVEIS ALTERAÇÕES

O resultado obtido pelas opções escolhidas na imagem acima é visualizado abaixo.

Amazonas

Caso você queira alterar algumas das cores, acesse novamente as propriedades da camada, clique no quadro que representa as entidades que terão suas cores alteradas e informe o código (RGB, por exemplo) desejado.

Para dicas práticas sobre como escolher as cores de seus mapas, recomendo que leia os tutoriais sobre o aplicativo gratuito JCPicker e o site ColorBrewer.

Escolher Cores



O que vocês acharam deste tutorial de introdução aos mapas temáticos no QGIS? Na sequência desta série aprenderemos sobre mapas quantitativos, baseado em regras e algo mais.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

19 Comentários


  1. Andreson, como faço para selecionar uma prquena area de uma propiedade no qgis e recortala para trabalhar ela individual em ndvi?

    Responder

  2. Anderson, gostaria de saber onde você conseguiu extrair o shape do Estado do Amazonas, pois precisava dos shapes de outros Estados.

    Responder

  3. Anderson, gostaria que nos informasse a fonte de dados disponibilizada do Estado da Amazônia e data dos dados.

    Responder

  4. Anderson, gostaria de saber qual a data e fonte dos dados de criminalidade da Amazonia,

    Responder

  5. Parabéns, excelente as orientações. Já consigo fazer relativamente bem várias tarefas, porém ainda não consegui imprimir em pdf dois mapas na mesma página. quando vai um o outro desaparece. kkkk.
    Grande abraço.

    Responder

  6. Anderson, estou usando uma imagem de satélite
    para elaborar um mapa temático, porém os atributos
    não estou aparecendo por cima da imagem… sei que
    existe isso, eu mesma já fiz mas não estou conseguindo
    desta vez, poderia me auxiliar? quero colocar
    as linhas de drenagem, os arquivos já estão em shape.

    obrigada, desde já

    Responder

  7. Boa tarde,

    Estou tentando contruir uma rede de condutas para cabos de electricidade mas no QGIS 2.01 não estou a conseguir encontrar forma de “criar” a rede ” de forma depois poder fazer analise espacial. Já tenho vetorizado todas as condutas e caixas de visita dessas condutas e pretendia associar numa rede para já com alguns atributos simples como área de localização; ID e fonte dos desenhos. A partir da criação da rede trabalharia outros atributos como tipo e caracteristicas técnicas. Pode dar umas luzes sobre como criar a rede.
    EM Arcgis julgo que é bem mais simples para criar o Network Dataset, mas em QGIS… tem sido complicado.
    Se puder ajudar,

    Obrigado

    Responder

  8. exatamente , qdo eu passo para o compositor aparece em branco e eu nao consigo add a imagem.Poderia me ajudar.

    Responder

  9. olá , eu estou trabalhando uma em cima de uma imagem de satelite ,e agora eu gostaria de saber como faço pra recortar essa imagem , ja delimitei a bacia e tbm vetorizei a rede de drenagem , porem agora preciso finalizar a carta imagem e nao sei o caminho , ja busquei ajuda dem tutoriais , porem nao encontrei.

    Responder

  10. olá. Tive o mesmo problema. A imagem do mapa simplesmente não aparece no compositor de impressão. Isso foi resolvido???

    Responder

  11. olá Anderson,
    Sou um facinado pelo qgis, mas ainda sou inciante no que diz respeito a todas a funcionalidade do mesmo. Bom, queria, se possível, que você me tirasse uma dúvida a respeito a interoperabilidade. Na maioria das coisas que faço no quantum gis ainda existe algumas que recorro ao arcgis em algumas ferramentas. Mas minha dúvida é o seguinte: eu tinha um arquivo .dwg, salvei ele com .dxf e depois transformei-o em shape através da ferramenta existente no quantum gis (dxf2shp. Até aí tudo bem, pois a shape rodava normalmente no qgis, porem , quando adcionei a mesma no arcmap, o arquivo apresentou-se como inconsistente, com se estivesse faltanto algum arquivo. Isso é normal ?

    Responder

      1. anderson, pior que nao está faltando o arquivo .prj !
        na pasta existe os arquivos: prj, qpj,shape, shx, planilha !

        Responder

  12. quando quero adicionar o meu mapa temático para o compositor a imagem aparece em branco, já tentei resolver o problema e nada…peço uma orientação.

    abraço

    ailson

    Responder

    1. Ailson, como vai?
      Você pode enviar um e-mail com o print do procedimento que você está seguindo, para anderson[@]clickgeo.com.br (sem colchetes).
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *