Como Fazer Mapas Temáticos no ArcGIS – Parte 1

Mapas Temáticos no ArcGIS – Parte 1

A construção de mapas temáticos é uma atividade de grande relevância em projetos da área de Geoprocessamento. Espacializar variáveis únicas ou mesmo a comparação de diversas grandezas são um poderoso auxílio na análise espacial. Este tutorial inicia uma série que vai abordar os diferentes tipos de mapas temáticos que podemos elaborar no ArcGIS e os métodos utilizados neste processo.

Este tutorial também está disponível em formato de vídeo. Aproveito para convidar você para se inscrever gratuitamente em nosso Canal no Youtube.

Confira abaixo a versão em texto deste tutorial.

MAPAS TEMÁTICOS EM AMBIENTE SIG

No contexto dos softwares para Sistemas de Informação Geográfica (SIG) dois elementos são necessários para elaboração de mapas temáticos a partir dedados vetoriais. São eles: Base cartográfica e dados alfanuméricos.

Já publicamos em nosso site uma série de tutoriais sobre o processo de composição de mapas temáticos utilizando o software livre QGIS. Confira os materiais:

Como já mencionado em nossa introdução, esta nova série ensinará como preparar alguns tipos diferentes de mapas dentro do ambiente do ArcMap. Utilizaremos neste exercício um shapefile com a divisão municipal do estado do Amazonas [Faça o Download].

PREPARAR MAPAS TEMÁTICOS COM ARMAP

Neste primeiro tutorial vamos aprender sobre mapas qualitativos, ou seja, aqueles que mapeiam um atributo nominal. São exemplos deste tipo de dados: nomes de bairros, regiões, estados, países, etc.

Iremos utilizar o campo REG da tabela de atributos, que divide o Amazonas de acordo com uma regionalização não oficial.

ArcGIS: Mapeamento Temático

Acesse as Propriedades de sua camada. Poderá fazer isso tanto acessando o menu flutuante (clicando com o botão direito na camada) ilustrado na imagem abaixo. Também é acessível dando um duplo clique no nome do layer.

Fazer Mapas Temáticos no ArcGIS

Escolha a aba Symbology. Observe na área lateral o Show.

Mapas Temáticos no ArcGIS – Parte 1

Como destacado na imagem, saia da opção Features e vá em Categories escolha a opção Unique values.

Perceba que em Value Field aparece inicialmente o nome da coluna GEO_COD.

Fazer Mapas Temáticos no ArcMap

Troque o nome da coluna que aparece em Value Field selecionando o nome do campo REG. Depois, clique em Add All Values.

ArcGIS: Fazer Mapas Temáticos no ArcMap

Neste nosso exemplo podemos desmarcar a quadricula da opção <all other values> que é utilizada para atribuir uma cor aos possíveis demais valores na coluna (inclusive casos onde a célula estiver vazia). Por fim, clique em Aplicar.

Gerar Mapas Temáticos no ArcGIS

O resultado obtido pelas opções escolhidas na imagem acima é visualizado abaixo.

Como Fazer Mapas Temáticos no ArcGIS – Parte 1

Para ler dicas práticas sobre como escolher as cores de seus mapas, recomendo que veja os tutoriais sobre o aplicativo gratuito JCPicker e o site ColorBrewer:

Para aprender mais sobre usos e aplicações dos produtos da Esri, acesse as seguintes matérias:

O que vocês acharam deste tutorial de introdução aos mapas temáticos no ArcGIS? Na sequência desta série aprenderemos sobre mapas quantitativos e algo mais.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Evandro Gabriel Arcanjo disse:

    Boa tarde, parabéns.

    Poderia me ajudar a respeito de espacializar mais de uma variável no mesmo lote.

    Exemplo, como seria possível espacializar no arcgis 10.3.1 os apartamentos dentro de um único lote?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*