Como Fazer Mapas Temáticos no ArcGIS – Parte 1

Mapas Temáticos no ArcGIS – Parte 1

A construção de mapas temáticos é uma atividade de grande relevância em projetos da área de Geoprocessamento. Espacializar variáveis únicas ou mesmo a comparação de diversas grandezas são um poderoso auxílio na análise espacial. Este tutorial inicia uma série que vai abordar os diferentes tipos de mapas temáticos que podemos elaborar no ArcGIS e os métodos utilizados neste processo.

Este tutorial também está disponível em formato de vídeo. Aproveito para convidar você para se inscrever gratuitamente em nosso Canal no Youtube.

Confira abaixo a versão em texto deste tutorial.

MAPAS TEMÁTICOS EM AMBIENTE SIG

No contexto dos softwares para Sistemas de Informação Geográfica (SIG) dois elementos são necessários para elaboração de mapas temáticos a partir dedados vetoriais. São eles: Base cartográfica e dados alfanuméricos.

Já publicamos em nosso site uma série de tutoriais sobre o processo de composição de mapas temáticos utilizando o software livre QGIS. Confira os materiais:

Como já mencionado em nossa introdução, esta nova série ensinará como preparar alguns tipos diferentes de mapas dentro do ambiente do ArcMap. Utilizaremos neste exercício um shapefile com a divisão municipal do estado do Amazonas [Faça o Download].

PREPARAR MAPAS TEMÁTICOS COM ARMAP

Neste primeiro tutorial vamos aprender sobre mapas qualitativos, ou seja, aqueles que mapeiam um atributo nominal. São exemplos deste tipo de dados: nomes de bairros, regiões, estados, países, etc.

Iremos utilizar o campo REG da tabela de atributos, que divide o Amazonas de acordo com uma regionalização não oficial.

ArcGIS: Mapeamento Temático

Acesse as Propriedades de sua camada. Poderá fazer isso tanto acessando o menu flutuante (clicando com o botão direito na camada) ilustrado na imagem abaixo. Também é acessível dando um duplo clique no nome do layer.

Fazer Mapas Temáticos no ArcGIS

Escolha a aba Symbology. Observe na área lateral o Show.

Mapas Temáticos no ArcGIS – Parte 1

Como destacado na imagem, saia da opção Features e vá em Categories escolha a opção Unique values.

Perceba que em Value Field aparece inicialmente o nome da coluna GEO_COD.

Fazer Mapas Temáticos no ArcMap

Troque o nome da coluna que aparece em Value Field selecionando o nome do campo REG. Depois, clique em Add All Values.

ArcGIS: Fazer Mapas Temáticos no ArcMap

Neste nosso exemplo podemos desmarcar a quadricula da opção <all other values> que é utilizada para atribuir uma cor aos possíveis demais valores na coluna (inclusive casos onde a célula estiver vazia). Por fim, clique em Aplicar.

Gerar Mapas Temáticos no ArcGIS

O resultado obtido pelas opções escolhidas na imagem acima é visualizado abaixo.

Como Fazer Mapas Temáticos no ArcGIS – Parte 1

Para ler dicas práticas sobre como escolher as cores de seus mapas, recomendo que veja os tutoriais sobre o aplicativo gratuito JCPicker e o site ColorBrewer:

Para aprender mais sobre usos e aplicações dos produtos da Esri, acesse as seguintes matérias:

O que vocês acharam deste tutorial de introdução aos mapas temáticos no ArcGIS? Na sequência desta série aprenderemos sobre mapas quantitativos e algo mais.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *