Criação de Mapas Temáticos com Alov Map

Este é o segundo tutorial sobre o desenvolvimento de webmapping com o Alov Map. Agora iremos aprender como gerar mapas temáticos simples com o uso desta ferramenta. Serão utilizados para esse procedimento um shapefile com a divisão municipal do estado da Paraíba (Brasil) e o SciTE (Um editor de texto útil para a manipulação de linguagens computacionais).

Na conclusão deste tutorial, apresentam-se os links onde o arquivo shape e o aplicativo podem ser obtidos gratuitamente. Mas antes de passar o link para o tutorial, vamos entender um pouco do que são mapas temáticos:

MAPAS TEMÁTICOS

O mapeamento temático visa caracterizar e entender a organização do espaço e seus fenômenos. Para geração deste tipo de mapa com o Alov Map é necessário que na tabela de atributos exista campos com os dados que desejam ser tematizados.

Os mapas temáticos são classificados segundo suas diversas características. No tutorial que você vai baixar daqui a pouco vai ser destacado como publicar com o Alov Map mapas de dois tipos:

  • Mapas que reflitam valores qualitativos únicos.
  • Mapas com valores quantitativos por intervalos.

MAPA TEMÁTICO POR VALORES ÚNICOS

A tematização de mapas por esse método é útil quando se desejam estudar ou representar um atributo qualitativo. No tutorial iremos criar um mapa temático que represente a classificação municipal da Paraíba em Mesorregiões geográficas.
Mapa Temático Qualitativo

MAPA TEMÁTICO POR INTERVALOS

O uso deste tipo de mapa é interessante quando se deseja representar uma variável de valor numérico por intervalos. Em nosso tutorial construiremos um mapa temático sobre a distribuição da população por município.
Mapa Temático Quantitativo

Para obter informações sobre como elaborar uma aplicação básica com o Alov em sua versão applet, incluindo configuração inicial dos arquivos XHTML e XML, consulte o tutorial abaixo:

DOWNLOAD DO TUTORIAL SOBRE MAPAS TEMÁTICOS

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para enviar um e-mail para [email protected].

Links: Visite os endereços abaixo para fazer os downloads relacionados com esta postagem:

  • Tutorial em PDF:
    • [download id=”67″]

Leia mais sobre o Alov Map e deixem seus comentários:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *