E-book: Fundamentos das Infraestruturas de Dados Espaciais

E-book: Fundamentos das Infraestruturas de Dados Espaciais

Você sabe o que uma Infraestruturas de Dados Espaciais? Também conhecida pela sigla IDE, este recurso tecnológico possibilita a disponibilização, compartilhamento e o acesso a dados e informações geoespaciais, bem como aos serviços relacionados com metadados, através de uma rede de servidores integrados à rede mundial de computadores, reunindo produtores, gestores e usuários deste tipo de dados. Aqui vamos indicar um livro gratuito com foco nesta temática.

LIVRO DIGITAL SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE IDE

O livro “Fundamentos de Infraestruturas de Dados Espaciais” foi publicado em 2012 e tem sido considerado um um excelente manual de referência sobre IDE, graças à qualidade dos 100 parceiros envolvidos em sua produção ao longo de suas quase 600 páginas.

Os autores (organizadores) da obra, que é escrita em espanhol, são Miguel Ángel Bernabé e Carlos M. López Vázquez. O texto está organizado em 39 capítulos distribuídos ao longo do que são chamados de 5 blocos.

E-book: Fundamentos das Infraestruturas de Dados Espaciais

Quase todos os capítulos são escritos por um profissional reconhecido ou um estudante de doutorado. Para apoiar na construção dos textos foram convidados representantes do setor de governo de uma instituição com responsabilidade direta ou indireta nas temáticas de cada capítulo.

Conforme os autores afirmam, o livro responde à necessidade existente no mercado de SIG na Espanha e na América Latina a incorporar esta tendência da Geomática que é a aplicação das IDE.

DOWNLOAD DO E-BOOK SOBRE FUNDAMENTOS SOBRE IDE

Recomendo o download imediato do livro (7 MB). Para baixar sua cópia, clique nos links abaixo:

Quero destacar que a fonte da informação de onde obtive conhecimento sobre este e-book. A fonte original foi o site No Solo SIG.

Recomendo que você, de forma complementar, leia as seguintes publicações de nosso site:

Não deixe de postar seus comentários sobre esta dica.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *