E-book: Aplicações de SIG e Sensoriamento em Ecologia

E-book: Aplicações de gvSIG e Sensoriamento em Ecologia

Sem dúvida, a área de Meio Ambiente é um dos nichos com maior possibilidade de aplicações das Geotecnologias. O Sensoriamento Remoto e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem grande destaque neste contexto. Iremos indicar um documento que aborda esta temática com uso do gvSIG.

SENSORIAMENTO REMOTO E GVSIG PARA ECOLOGIA

O título deste e-book, escrito em espanhol, é Aplicaciones de SIG y Teledetección en Ecología – Guión de prácticas de la asignatura. Ele é praticamente um manual de utilização do gvSIG para este tipo de aplicação.

O material surgiu como resultado de um projeto de inovação docente na Universidade Autônoma de Madrid que envolvia adaptação de recursos de informática utilizando softwares livres para Ecologia.

E-book: Aplicações de SIG e Sensoriamento em Ecologia

O trabalho está organizado em 10 capítulos. São dezenas de tópicos que abordam desde como se inicializar um projeto no gvSIG até a aplicação de modelos de distribuição de espécies, inclusive empregando o sistema R.

Alguns dos demais itens incluem: Índices radiométricos, classificação supervisionada e não supervisionada, modelos digitais de elevação, área kernel, extração de estatísticas de dados raster, melhora radiométrica em dados matriciais, entre outros.

DOWNLOAD DE MATERIAL SOBRE SIG E ECOLOGIA

Para fazer o download gratuito deste material (86 páginas), basta acessar o link disponível logo abaixo:

Os autores da publicação são: Ester González de Andrés, Juan Traba Díaz, Javier Seoane PinillaManuel B. Morales Prieto.

Temos também os seguintes materiais adicionais que contemplam a mesma temática:

Aguardamos seus comentários sobre este livro digital gratuito sobre práticas com o gvSIG para estudos envolvendo Ecologia.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *