Por Dentro do Formato Shapefile

Por Dentro do Formato ShapefileO formato vetorial de dados geográficos mais utilizado no mundo ainda é o Esri Shapefile. Você já entende como estes arquivos funcionam? Preparamos dois vídeos para explicar sobre as características e limitações deste arquivo. Gostou da ideia?

VÍDEOS SOBRE O FORMATO SHAPEFILE

O Shapefile pode armazenar geometrias dos tipos ponto ou linha ou polígono (sim, apenas um deles em cada arquivo). Além disso, ele guarda também os registros alfanuméricos relacionados com estas feições espaciais.

No primeiro vídeo desta série explicamos sobre as principais características dos arquivos de extensões SHP, SHX e DBF. Também comentamos sobre a extensão PRJ.

Inscreva-se Gratuitamente em nosso Canal no Youtube!

Caso você não esteja visualizando o vídeo abaixo, clique no link a seguir para acessar diretamente em nosso Canal no Youtube.

É bom conhecer também as limitações do Shapefile para estar ciente de possível problemas em sua utilização. Por isso, preparamos este segundo vídeo onde explico este detalhe que muitas vezes passa despercebido dos usuários.

Mais uma vez, caso não esteja visualizando o vídeo, clique no link abaixo e veja diretamente no Youtube.

De forma complementar, recomendamos que baixe o material técnico oficial da descrição do Shapefile.

Veja também as seguinte dicas adicionais:

Aguardamos seus comentários sobre estes vídeos que indicamos hoje.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

7 Comentário

  1. Paulo Henrique da Silva Lopes disse:

    Olá Anderson,
    Sou Engenheiro Geólogo e estou inscrito no Workshop Produção de Mapas e Geo no QGis que começa amanhã (02 de abril), e espero aprender bastante sobre confecção de mapas neste software.
    Boa tarde e abraço.

  2. Marlene Henriques Barbosa disse:

    Excelente profissional. Parabéns!

  3. Marlene Henriques Barbosa disse:

    Parabéns Anderson, Muito proveitosa a aula.

  4. C Mariela Herrera disse:

    Olá Anderson! Ótima áula e video áula sobre o shapefile, seus limitações e arquivos de extensão. Entendi, muito obrigada! Abraço desde Buenos Aires.

  5. Joel Fernandes disse:

    Bom dia Anderson, gostaria de elogiar por essa imensa honra de ter seus conteúdos que tem me ampliado meus conhecimento, e com certeza você é um cara iluminado por Deus.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*