Conheça o LandSat Anual Timelapse 1984-2012

LandSat Google ImagensImagens de satélite de uma mesma região, tomadas em diferentes épocas, são poderosas ajudas na compreensão da dinâmica espacial. Por exemplo, pense em quantas mudanças ocorrem numa paisagem ao longo de 28 anos! É exatamente isso que um projeto do gigante Google busca apresentar. Animações com imagens LandSat geradas entre os anos de 1984 e 2012. O resultado obtido é impressionante, em especial para algumas regiões.

GOOGLE EARTH ENGINE

O projeto Google Earth Engine reúne trilhões de imagens de satélite do mundo que datam desde quase 40 anos. O conteúdo está disponível online com ferramentas para cientistas, pesquisadores independentes, enfim, para todas as pessoas.

Google Earth Engine

Neste enorme armazém de dados, perfeito para identificação de mudanças, tendências e quantificar diferenças sobre a superfície da Terra você encontrará aplicações que agregam recursos de Sensoriamento Remoto, dados de desmatamento, classificação de cobertura do solo, estimativa de biomassa de floresta e carbono, e mapeamento de áreas sem estradas do mundo.

Abaixo você pode visualizar um exemplo do uso destes dados LandSat (1984 – 2012) numa animação que incorporamos para região de Cuiabá/MT. Caso não esteja visualizando a aplicação, clique no link (não esqueça de ativar o Play).

Também é possível acessar, a partir da página principal do projeto, algumas áreas que são consideradas como estando em destaque.

O que acharam? Já conheciam este projeto? Tentou fazer uma busca para sua região? Como pretende usar o site? Não deixe de comentar sobre suas experiências.

Dicas adicionais relacionadas com nosso tema de hoje podem ser encontradas em:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

9 Comments on “Conheça o LandSat Anual Timelapse 1984-2012”

  1. Anderson, Boa Tarde,

    Será que tem como baixarmos o vídeo da evolução de local especifico?

  2. Wowwww… meu amigo, estou MUITO grato. Estou aprendiendo e actualizándo-me muito com voce. Continue assim, quizás podamos trabalhar em algum projecto futuro acá em Mocambique. Uma pergunta: Por qué nao mencionas o MapInfo Professional, ENVI, Discover 3D, Global Mapper ?, nao sei, quizas no Brasil estes geosoftwares nao se utilizam muito como os populares ArcGIS, etc que sao versáteis. Um abraco para ti e os colegas desde Mocambique, Iván.

  3. Pedro Rogerio Giongo disse:

    Anderson, suas contribuições e disponibilização de material so enriquece os usuarios de sig e geo. e, melhora e facilita nosso dia-a-dia,
    parabéns e obrigado por manter este site.

  4. ELMITON SOUZA DA SILVA disse:

    Caro Anderson,

    fico muito feliz com cada contribuição que você disponibiliza para nós usuários. O fato de compartilhar conhecimento é uma atitude muito NOBRE, não devemos levá-los para o túmulo, precisamos sim, cada vez mais, optar por ações como as suas.

    forte abraço,

    Elmiton

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *